Consciência Negra: veja eventos pelo Brasil com diversão e reflexão

Drik Barbosa faz show na praça da República em SP – Foto: Luciana Faria – Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo – UOL

Este 20 de Novembro marca o Dia da Consciência Negra, lembrando o assassinato de Zumbi dos Palmares, herói que lutou contra a escravidão no Brasil, fato histórico que ainda hoje provoca rachaduras em nossa sociedade. Para você refletir sobre o tema e buscar cada vez mais se afastar da estrutura racista que forma o Brasil, o blog do Miguel Arcanjo apresenta dez eventos culturais pelo país para você se divertir enquanto reflete sobre a situação dos negros brasileiros ontem e hoje.

São Paulo

Shows da Consciência Negra
A partir das 14h desta quarta (20), Ilu Inã, Drik Barbosa com KL Jay e Jorge Ben Jor sobem ao palco gratuito na praça da República, em São Paulo, para celebrar a negritude com realização da Prefeitura de São Paulo, que faz a Virada da Consciência Negra com mais de 500 atrações pela cidade.

O ator e cantor Ícaro Silva faz espetáculo musical no Rio – Foto: Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo UOL

Rio de Janeiro

O ator Ícaro Silva apresenta às 20h nesta quarta (20) no Centro Cultural João Nogueira, no Méier, o espetáculo musical “Ícaro and The Black Stars”, que revive grandes ícones da música negra, passando por Michael Jackson, Bob Marley, Beyoncé e Tim Maia.

Movimentação do público no FAN-BH 2019 – Foto: Pablo Bernardo/Divulgação/PBH – Blog do @miguel.arcanjo UOL

Belo Horizonte

10º FAN-BH 
O Festival de Arte Negra de Belo Horizonte chega à décima edição com mais de cem atrações gratuitas em 20 espaços da capital mineira. Tem peças, shows, oficinas, debates, atrações para as crianças e muito mais na farta programação com realização da Prefeitura de Belo Horizonte.

Largos do Pelourinho em Salvador têm shows na Consciência Negra – Foto: Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo UOL

Salvador

O Centro de Culturas Populares e Identitárias da Secretaria de Cultura da Bahia promove três shows “Consciência, Viva!” no Pelourinho. O Largo Tereza Batista traz o Bloco Afro Òkánbi, 20h, com entrada gratuita. Já o Largo Quincas Berro d’Água conta com Aloísio Menezes, Negros de Fé, Gal do Beco e Thiago Carvalho, 16h, também grátis. Narcizinho e os Afro tocam no Largo Pedro Archanjo, 20h, a R$ 5.

A artista Simone Magalhães, que faz a Tarde Preta no domingo (24) na Casa Selvática em Curitiba – Foto: Humberto Araujo – Divulgação Festival de Curitiba – Blog do @miguel.arcanjo UOL

Curitiba

A exposição “A Saia que Gira – Cartografando o Feminino Negro nas Porta-bandeiras de Curitiba” pode ser vista de graça de 20 a 31 de novembro, no Campus Rebouças da UFPR. Já a artista Simone Magalhães apresenta a Tarde Preta com Siamese Pedro Ramires na Casa Selvática, no domingo (24), a partir das 15h, com entrada gratuita.

Siga @miguel.arcanjo