3º Prêmio Leda Maria Martins celebra artistas negros nesta quarta em BH
Será realizado na próxima quarta (4) em Belo Horizonte o 3º Prêmio Leda Maria Martins, idealizado e sob curadoria do artista Denilson Tourinho. Ele conta que “o objetivo do prêmio, mais uma vez, é celebrar as produções negras de teatro, dança e performance de Belo Horizonte de todos os tempos.
O nome do troféu homenageia Leda Maria Martins, poeta, ensaísta, dramaturga, ex-diretora de ação cultural da Universidade Federal de Minas Gerais e rainha de Nossa Senhora das Mercês da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário do Jatobá.
Segundo a organização, “Martins dá nome e referência conceitual ao prêmio”. Entre os homenageados neste ano estão a escritora Cidinha da Silva, dona de importante obra sempre em diálogo e pela defesa da população negra contra o genocídio.
Cidinha da Silva participará de roda de conversa que abrirá o evento, ao lado de Valdinéia Soriano e Zora Santos, com mediação de Miguel Arcanjo, autor desta coluna. Depois, haverá a cerimônia de premiação, tendo como mestra de cerimônia Azzula.
A comissão de júri desta edição é formada por: Ana Martins, Andre Sousa, Eneida Baraúna, Guilherme Diniz e Juhlia Santos. A premiação é patrocinada pelo BDMG Cultural, Projeto Pretança (Una), Kitutu Gourmet e Aqui Também é Seu Quilombo. O evento será transmitido ao vivo pela página do Facebook do Projeto Pretança (Una).
3º Prêmio Leda Maria Martins
Quando: 4 de dezembro de 2019, quarta-feira
17h30 Roda de Conversa/Dramaturgias: #ParemDeNosMatar! Com Cidinha da Silva, Valdinéia Soriano, Zora Santos e mediação de Miguel Arcanjo
19h Homenagens, Premiação e Manifesto Artístico com LUIZA DA IOLA convida Jazz & Capone Beatbox.
Onde: Auditório Paulo Camillo – Rua Bernardo Guimarães, 1600 – Lourdes, Belo Horizonte, Minas Gerais
Quanto: Entrada gratuita sujeita à lotação do espaço
Informações: premioledamariamartins@gmail.com