Por Miguel Arcanjo Prado
A voz poderosa de Ellen Oléria, defendendo perspicaz repertório que fusionou intérprete e compositora, ecoou do alto do Edifício Martinelli, no centro histórico de São Paulo, no Festival Mucho. O evento realizou sua terceira edição de forma online para toda América Latina e o mundo neste sábado (19).
A cantora brasiliense foi uma das grandes potências do lineup, passeando por diversos estilos da música brasileira na companhia da virtuosa pianista Paola Lappicy. Na composição própria Solta na Vida, denunciou chagas do Brasil atual: “Patriotismo, civismo, nacionalismo, xenofobismo, machismo, racismo. Um abismo chama outro abismo”.
Um dos momentos de maior impacto do show foi quando Ellen evocou sua ancestralidade negra e cantou a consagrada versão de Zumbi, composição de Jorge Ben Jor, chamando a responsabilidade em todos pela luta negra e antirracista. A imagem do encontro interracial no palco cristalizada nas figuras de Ellen e Paola reforçou a necessidade de união de brancos e negros em prol de um mundo justo.
O lineup do Festival Mucho 2020 contou com Villagrán Bolaños (Paraguai), Santa Mala (Bolívia), Daymé Arocena (Cuba), Ellen Oléria (Brasil), Pascuala Ilabaca y Fauna (Chile), Señor Flavio, de Los Fabuloso Cadillacs (Argentina) e Francisco, El Hombre (Brasil/México). Com produção de Hernan Halak e Felipe Gonzalez, das produtoras Mundo Giras e Difusa Fronteira, o evento foi marcado pela integração latino-americana e contou com apresentação do ator argentino Juan Manuel Tellategui e do jornalista cultural brasileiro Miguel Arcanjo Prado.
O Festival Mucho! contou nesta terceira edição com apoio de Cidade de São Paulo – Turismo, Ministério de Cultura da Cidade de Buenos Aires (que transmitiu a festa na plataforma Cultura en Casa), Programa Ibermúsicas no Ano Iberoamericano da Música, MMF Latam Associação Latino-Americana de Managers e Agentes Musicais, Edifício Martinelli e Organização TECHO. Siga @festivalmucho.
O Blog do Arcanjo mostra os melhores momentos do show de Ellen Oléria nas fotos de Rodrigo Gianesi.
Veja cobertura completa do Festival Mucho!