Clube de leitura grátis, Ler a América Latina apresenta ícones da literatura
Por Miguel Arcanjo Prado
O Memorial da América Latina pede para o Blog do Arcanjo avisar que faz no dia 17 de outubro, um sábado, o segundo encontro do clube de leitura Ler a América Latina. Trata-se de uma iniciativa do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL) de fomento e valorização da literatura latino-americana, que teve início neste setembro.
O segundo encontro já tem pauta definida, o livro A Casa Tomada, conto de 1946 do grande escritor argentino Julio Cortázar, cuja imagem ilustra este post. O texto traz a história de dois irmãos, moradores de uma casa que, aos poucos, vai sendo ocupada por forças misteriosas.
O Ler a América Latina acontece uma vez por mês, aos sábados, com curadoria da equipe da Biblioteca Latino-Americana, todos realizados por meio da plataforma Zoom, sempre das 10h às 11h30.
O link para acessar a plataforma será enviado por e-mail aos inscritos. Haverá emissão de certificado (frequência mínima de 75%). Quem deseja participar pode fazer sua inscrição por formulário online neste link.
Literatura fantástica
Os contos selecionados para o projeto estarão disponíveis gratuitamente para download. Neste ciclo de 2020 o tema foi Literatura Fantástica e, no primeiro encontro, o conto analisado foi A Chinela Turca, do carioca Machado de Assis. Estão previstos para esse ano, ainda, leituras de João do Rio e Horacio Quiroga.
A mediação do debate fica por conta do colaborador da Biblioteca Latino-americana, Eduardo Martins de Azevedo Vilalon. São disponibilizados para download audiolivros, para pessoas com algum tipo de deficiência visual. Durante o encontro, há intérprete de libras.
Agenda 2030 da ONU
A atividade Ler A América Latina está comprometida com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estando relacionada ao Objetivo 4: ““Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.