Por Rodrigo Marcelino
Fotos Edson Lopes Jr
Colaboração para o Blog do Arcanjo
Em noite histórica, nesta quinta (26), São Paulo inaugurou sua mais nova sala teatral, o Teatro São Cristóvão, um grande presente ao setor da cultura e economia criativa, que tanto sofre com a pandemia. O dia foi de muita expectativa e empolgação com a chegada do novo espaço, localizado no Mooca Plaza Shopping, no tradicional bairro da Mooca, na zona leste de São Paulo.
O Blog do Arcanjo conferiu presencialmente a noite que teve como grande atração a comédia Um Casamento Feliz, aplaudida por nomes como Sasha Meneghel, acompanhada do namorado, o cantor gospel João Figueiredo, e pela atriz Cristiana Oliveira, a eterna Juma Marruá da novela Pantanal.
Leia também: Sasha e namorado aplaudem inauguração do Teatro São Cristóvão Saúde
O espetáculo traz no elenco nomes experientes do humor nacional e conta com Fábio Villa Verde, Renato Rabelo, Junno Andrade, Marcos Wainberg e Regiane Cesnique. Escrito pelos franceses Gérard Bitton e Michel Muns e produzido no Brasil por Marcos Pasquim, Fábio Villa Verde e Renato Rabelo, o texto foi o escolhido para a inauguração do Teatro São Cristóvão Saúde, que se junta às mais de 120 salas teatrais espalhadas por São Paulo, a grande capital do teatro brasileiro.
Retire seu ingresso para o Teatro São Cristóvão Saúde
Leia também: Sasha e namorado aplaudem inauguração do Teatro São Cristóvão Saúde
A noite contou com muita ansiedade por parte do público e dos atores, todos cuidadosos em seguir os protocolos sanitários. O Grupo São Cristóvão Saúde, que patrocina o espaço, fez questão de garantir que todos se sentissem seguros.
Para isso, distribuiu totens de álcool em gel desde a entrada até o corredor da sala. Já os funcionários foram equipados com máscaras e face shield, e deram todas as orientações aos espectadores, evitando filas e aglomerações. O que foi aprovado pelas pessoas na estreia. A comédia trouxe um clima de leveza e diversão para o público, que gargalhou bastante, abafado pela máscara obrigatória, é claro.
Um Casamento Feliz narra a história de Henrique (interpretado por Fabio Villa Verde) que recebe uma herança de sua tia Ivone. Entretanto, para obter a fortuna, ele deverá cumprir alguns acordos exigidos pela tia no testamento: se casar com uma mulher e confirmar o matrimônio perante o Oficial de Justiça.
Para colocar a mão na fortuna, ele pede ajuda de seus melhores amigos, Dodô (Renato Rabelo) e Roberto (Junno Andrade). Juntos, os três fazem mil e uma peripécias para embolsar a bolada, o que garante riso farto do espectador, como conferiu a reportagem.
Antes de a peça começar, o Blog do Arcanjo teve acesso exclusivo ao camarim e observou animação dos atores para a reestreia nos palcos, após oito meses em quarentena.
Junno Andrade era só alegria. “Estrear uma casa nova não tem preço para o ator, ainda mais em um momento como esse de pandemia, onde muitos teatros estão sendo fechados”, ressaltou. “A gente está tendo a dádiva de abrir um teatro em meio a pandemia, isso pra mim é histórico”, pontuou o companheiro de Xuxa Meneghel, que contou com o aplauso da enteada famosa e seu namorado. Xuxa não pôde ir, mas mandou recado carinhoso ao amado. “Ela me disse: vai lá e quebra tudo”, revelou.
Fábio Villa Verde ressaltou a satisfação em ver o teatro vivo, apesar das muitas crises enfrentadas ao longo da história e, sobretudo neste difícil 2020. “O teatro é milenar. O teatro já passou por muitas crises, mas está vivo até hoje e, em meio a essa pandemia, nossa consciência diz que devemos cumprir os protocolos, evitando o aumento do contágio”, reforçou.
O ator disse que sentia-se realizado ao participar da abertura de um novo espaço cultural, algo carregado de simbolismo da resistência cultural neste ano tão difícil para o setor. “Estamos felizes em inaugurar mais um teatro, garantindo o entretenimento as pessoas nesse momento de tanta depressão. Fazemos uma comédia de situação. Durante pelo menos uma hora e vinte minutos todos não vão pensar em nada lá fora, apenas em se divertir muito”, celebrou.
Ator talentoso da comédia nacional, Renato Rabelo ressaltou que os artistas precisam exercer seu ofício, assim como os demais trabalhadores. “A gente está apreensivo, mas precisamos trabalhar e fazer nosso ofício, não apenas nós, mas os técnicos e os demais envolvidos no processo de produção de um espetáculo como o Um Casamento Feliz. O público pode esperar só risada, uma peça muito engraçada, de origem francesa e muito bem escrita, na qual as pessoas vão sentar e se divertir muito”, prometeu.
Junno aproveitou a deixa do colega para concluir: “Olha, a finalidade é levar um pouco de alegria para as pessoas, doses de arte e cultura, já que a gente foi um dos primeiros setores a parar na nossa sociedade. Então, torcemos para que dê super certo”. Que assim seja.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Compre seu ingresso para Um Casamento Feliz
Leia também: Sasha e namorado aplaudem inauguração do Teatro São Cristóvão Saúde
Quem aplaudiu Um Casamento Feliz
Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela ECA-USP e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. Eleito três vezes pelo Prêmio Comunique-se um dos melhores jornalistas de Cultura do Brasil. Nascido em Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. É crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Passou por Globo, Record, Folha, Contigo, Editora Abril, Gazeta, Band, Rede TV e UOL, entre outros. Desde 2012, faz o Blog do Arcanjo, referência no jornalismo cultural. Em 2019 criou o Prêmio Arcanjo de Cultura no Theatro Municipal de SP. Em 2020, passou a ser Coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro e começou o Podcast do Arcanjo em parceria com a OLA Podcasts. Foto: Bob Sousa.
Siga @miguel.arcanjo
Ouça o Podcast do Arcanjo