Por Miguel Arcanjo Prado
As crianças ganham uma robusta programação para se divertir neste mês de férias com a quinta edição da Espetacular Mostra de Artes para Crianças, com 40 atrações digitais gratuitas de 21 países entre 8 e 17 de janeiro.
“Nesses quatro anos a Mostra Espetacular tem ganhado corpo e está cada vez mais autêntica e única”, avisa a produtora Michele Menezes, diretora artística do projeto no qual assina a curadoria com Bebe de Soares, da Alemanha. “Aproveitamos este ano atípico para transpor as barreiras geográficas, conectando crianças e artistas do mundo todo – o que não seria possível em uma edição presencial”, lembra Michele.
Um dos charmes especiais da programação são playlists criadas por crianças e artistas para diversas faixas etárias que englobam toda a família. Outro destaque é a acessibilidade para surdos e pessoas com deficiência auditiva (Língua Brasileira de Sinais). As atrações estão disponíveis em inglês e português.
A Mostra Espetacular nasceu em 2015, é realizada pela Pró Cult (produtora curitibana) e integra a FIBRA (Rede de Festivais Internacionais Brasileiros para Crianças e Jovens), que reúne os maiores festivais internacionais para este público do país. Esta edição está sendo realizada com o apoio do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com Incentivo da Celepar e da Maternidade Santa Brígida.
A programação completa pode ser acessada no site www.mostraespetacular.com.br. Não deixe de conferir!
Foto: Brian Hartley/Divulgação
+ Artes, Cultura e Entretenimento
Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela ECA-USP e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. Eleito três vezes pelo Prêmio Comunique-se um dos melhores jornalistas de Cultura do Brasil. Nascido em Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. É crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Passou por Globo, Record, Folha, Contigo, Editora Abril, Gazeta, Band, Rede TV e UOL, entre outros. Desde 2012, faz o Blog do Arcanjo, referência no jornalismo cultural. Em 2019 criou o Prêmio Arcanjo de Cultura no Theatro Municipal de SP. Em 2020, passou a ser Coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro e começou o Podcast do Arcanjo em parceria com a OLA Podcasts. Foto: Bob Sousa.