Fotógrafo de Nazaré correndo com bebê conta como fez foto que é meme
Por Miguel Arcanjo Prado
Quem não conhece esta foto? A imagem de Nazaré Tedesco, a lendária vilã de Renata Sorrah na novela Senhora do Destino, de Aguinaldo Silva, correndo com o bebê roubado na ponte da cachoeira de Paulo Afonso, na divisa de Bahia, Alagoas e Pernambuco, tornou-se memes variados que ganharam o mundo com novos significados. Porém, até hoje poucos sabem que o autor da foto emblemática da cultura pop brasileira é Zé Paulo Cardeal, um dos nomes mais experientes no mercado de fotografia.
Gravações intensas
Zé Paulo Cardeal conversa com exclusividade com o Blog do Arcanjo e revela os bastidores da icônica imagem de Senhora do Destino que sempre surge na nossa timeline. O profissional lembra que o clique foi feito durante as gravações do fim da trama de Aguinaldo Silva, até hoje a novela (e programa) que mais deu ibope no Brasil no século 21.
“Havia muitas cenas importantes pra gravar na barragem de Paulo Afonso, muita ação”, recorda o fotógrafo. “O diretor geral Wolf Maya colocou um ritmo frenético, e gravou a maior parte da ordem do dia no primeiro take, quase sem ensaio, só passando antes a movimentação”, lembra Zé Paulo Cardeal.
Viagem com astros e estrelas
Viajaram até Paulo Afonso, às margens do Rio São Francisco, na divisa de Pernambuco e Bahia, a equipe de direção e produção da novela.
Do elenco, viajaram os atores Renata Sorrah, Susana Vieira, Carolina Dieckman, José Mayer, José Wilker, José de Abreu, Dan Stulbach e Leandra Leal.
Foto de Nazaré com bebê tem 15 anos
As filmagens ocorreram há 15 anos, nos dias 7 e 8 de março de 2005. Entre o batalhão de fotógrafos na época contratados da Globo, Zé Paulo Cardeal foi o escolhido para viajar com a equipe, com a missão de registrar o fim da novela mais vista do Brasil.
Vilã em fuga desesperada
Sobre a icônica cena de Nazaré em fuga desesperada pela ponte com o bebê, ele compartilha suas memórias: “Na cena da ponte, dirigida pelo Cláudio Boeckel, houve um ensaio mais completo, mas quase todo meio corrido, pra não deixar o elenco esfriar. Era uma equipe de câmera, o diretor e eu correndo na frente da Renata Sorrah, que não se poupou e entregou a emoção da cena no ensaio”, elogia.
Fotógrafo das estrelas
Zé Paulo Cardeal trabalhou como fotógrafo oficial da Rede Globo de Televisão durante 15 anos. “Fiquei lá de 2000 a 2015”, conta. Neste período seu nome foi um dos mais creditados nos jornais do país, já que ele registrava não só novelas, como outros programas de sucesso da casa, como Domingão do Faustão, Programa do Jô, Mais Você, Jornal da Globo, Jornal Hoje e Altas Horas.
“Tenho pós em fotografia pelo Senac. Meu sonho era seguir como diretor de fotografia, fiz curso no Projac, onde o Affonso Beato me orientou e tentou me colocar na profissão, mas não rolou sabe-se lá por quê”, declara.
Vida pós-Globo
Zé Paulo Cardeal lembra sua experiência anterior e revela o que faz após a Globo.
“Antes da TV, trabalhei anos como free-lancer conciliando com um emprego fixo, já que fui bancário da Caixa Econômica Federal”, conta.
Depois da saída da Globo, o profissional não se distanciou do mundo do Entretenimento, alçando novos voos e integrando outros projetos importantes.
“Depois da TV, voltei a freelar, fizemos a Talk TV por uns dois anos, trabalhei pro SBT, Band, e hoje sou fotógrafo concursado na Câmara Municipal de Santo André”, conta, sobre seu atual emprego público na cidade do ABC Paulista.
Com tanta experiência, ele se orgulha de que um clique feito por sua câmera, com Nazaré correndo na ponte com o bebê no colo, tenha se tornado uma das imagens mais reproduzidas da cultura pop brasileira. “É uma foto inesquecível e, certamente, a mais reproduzida imagem que fiz”, atesta, coberto de razão.
Siga @zepaulocardeal
+ Artistas, Cultura e Entretenimento
Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela ECA-USP e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. Eleito três vezes pelo Prêmio Comunique-se um dos melhores jornalistas de Cultura do Brasil. Nascido em Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. É crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Passou por Globo, Record, Folha, Contigo, Editora Abril, Gazeta, Band, Rede TV e UOL, entre outros. Desde 2012, faz o Blog do Arcanjo, referência no jornalismo cultural. Em 2019 criou o Prêmio Arcanjo de Cultura no Theatro Municipal de SP. Em 2020, passou a ser Coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro e começou o Podcast do Arcanjo em parceria com a OLA Podcasts. Foto: Edson Lopes Jr.