Por Miguel Arcanjo Prado
Um dos principais fotógrafos contemporâneos do Rio Grande do Sul, Gilberto Perin cria beleza em meio ao caos com sua exposição Retratos a partir desta segunda (1º). A mostra vai até 28 de abril e inaugura a Galeria Escadaria em Porto Alegre, um espaço permanente de arte ao ar livre junto ao Viaduto Otávio Rocha, na Avenida Borges de Medeiros, região icônica da capital gaúcha. A curadoria é assinada pelo produtor cultural e também fotógrafo Marcos Monteiro.
Gilberto Perin cria beleza em meio ao caos com sua exposição Retratos”.
Blog do Arcanjo
Estarão aos olhares curiosos do público 32 imagens em grande formato: 14 painéis de 2 metros x 1 metro. “São retratos que nos convidam a viajar nos sentimentos que podem despertar em nós o olhar de cada um dos fotografados”, afirma ao Blog do Arcanjo o fotógrafo, formado em Comunicação Social pela PUC-RS. A mostra de Gilberto Perin conta com apoio institucional da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.
“Para mim, essas imagens soam como um ato de libertação e resistência em uma época de convivência limitada e restrições causadas pela pandemia. Reencontrar no meu arquivo imagens de gente sem máscara foi um pequeno oásis nesses tempos difíceis”, confidencia Gilberto Perin. Entre os artistas fotografados estão os atores Nuno Leal Maia, Roberto Camargo, Karin Roepke, Allan Souza Lima e João Carlos Castanha.
Ele conta que investigou seu arquivo dos últimos dez anos, encontrando imagens de escritores, atrizes, atores, artistas visuais, músicos, amigos e desconhecidos, jornalistas, modelos, cineastas e indígenas, que integram Retratos. A mostra traz autorretrato do fotógrafo que já expôs suas obras no MARGS (Porto Alegre), Museu do Futebol (São Paulo), além de Lisboa, em Portugal, e Genebra, na Suíça.
A exposição Retratos de Gilberto Perin pode ser vista na Galeria Escadaria, em Porto Alegre, até 28 de abril com acesso gratuito durante as 24 horas de todos os dias da semana.
Siga @miguel.arcanjo!
Ouça o Podcast do Arcanjo!
+ Artistas, Cultura e Entretenimento
Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela ECA-USP e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. Eleito três vezes pelo Prêmio Comunique-se um dos melhores jornalistas de Cultura do Brasil. Nascido em Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. É crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Passou por Globo, Record, Folha, Contigo, Editora Abril, Gazeta, Band, Rede TV e UOL, entre outros. Desde 2012, faz o Blog do Arcanjo, referência no jornalismo cultural. Em 2019 criou o Prêmio Arcanjo de Cultura no Theatro Municipal de SP. É coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro, colunista do Notícias da TV e faz o Podcast do Arcanjo em parceria com a OLA Podcasts. Foto: Edson Lopes Jr.