Luiz Gabriel Lopes é um dos músicos mais inventivos e sensíveis da nova geração de compositores da música brasileira, fusionando estilos e revelando fartas referências a cada canção. Agora, soma-se ao seu já robusto cancioneiro as cinco faixas de seu quinto disco solo, o EP Sóis, lançado nesta semana. Como o título explicita, o artista traz luminosidade a estes dias de trevas com seu novo trabalho.
O álbum lançado pelo selo Pequeno Imprevisto tem produção de Leonardo Marques e é fruto de cooperação internacional, gravado em estúdios do Brasil, de Portugal e da Argentina.
O artista, que no fim do ano passado deixou o grupo Rosa Neon, aposta em leveza e esperança para o Brasil em Sóis. O EP, que ainda conta com participações do gaúcho Vitor Ramil e da argentina Lola Membrillo, confirma a inquieta produtividade do artista, que já lançou os discos autorais Passando Portas (2010), O Fazedor de Rios (2013), Mana (2017) e Presente (2020).
Ouça Sóis, de Luiz Gabriel Lopes
Sóis – Faixa a Faixa
Venus
É uma balada influenciada pelos Beatles com uso de synths e outras texturas sonoras até aqui inéditas na carreira solo do artista.
Criança Boa
É uma reflexão do artista sobre os pequenos e coroa uma relação de amizade e parceria com a artista argentina Lola Membrillo.
Costura
O ícone gaúcho Vitor Ramil participa de uma conexão sonora entre a Amazônia ao Rio Grande do Sul, na integração utópica.
Sonhar Feito Planta
A faixa sugere uma homenagem ao estilo de Djavan em um clima de reconexão com a natureza.
Prólogo
O compositor passeia por palavras com a segurança de um Caetano Veloso, criando palavra que cura e supera.
Ouça Sóis, de Luiz Gabriel Lopes
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.