3º Festival de Música Histórica de Diamantina tem cursos grátis e online

3º Festival de Música Histórica de Diamantina, em Minas Gerais - Foto: Divulgação - Blog do Arcanjo 2021
3º Festival de Música Histórica de Diamantina, em Minas Gerais – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo 2021

Com suas vesperatas com música barroca das janelas centenárias e a lembrança da passagem por suas ruas históricas dos músicos do Clube da Esquina, Diamantina é uma das cidades mais musicais do Brasil.

Isso fica evidente no 3º Festival de Música Histórica de Diamantina, que será de 23 de abril a 1º de maio, com minicursos gratuitos pela plataforma Zoom (inscrições estão abertas até 11 de abril). São 100 vagas, sendo 15% delas destinadas a moradores de Diamantina e região.

A 3ª edição do Festival de Música Histórica de Diamantina será realizada entre os dias 23 de abril e 01 de maio, em formato totalmente digital. O tema da programação é O Acervo Somos Nós com foco nos acervos de música existentes em Minas Gerais.

Entre os destaques estão dois minicursos gratuitos. O primeiro é Conservação de Documentos Musicais, com a professora Mary Ângela Biason, do Museu Carlos Gomes.

Já o segundo é O Sino da Igrejinha Faz Belém Blem Blom: O Soar e os Sentidos dos Sinos e de Seus Toques na África Central Ocidental e no Brasil Centro-Africano, que será ministrada pelo professor Rafael Galante – mestre e doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo.

Ambas as atividades serão realizadas nos dias 27 e 28 de abril por meio da plataforma Zoom.

Os links serão encaminhados para os e-mails dos selecionados. Os participantes receberão certificado de participação. As inscrições vão até 11 de abril pelo site do festival.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *