Jornal Hoje faz 50 anos: lembre quem já apresentou o noticiário da Globo
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Com ele, a tarde na Globo começa com muita informação e também um pouco de leveza, com seu jornalismo diário com pitadas de revista eletrônica. O Jornal Hoje completa 50 anos no próximo 21 de abril. Mas, a comemoração já começou.
O Blog do Arcanjo lembra que o noticiário que há meio século marca o começo da programação da tarde na TV Globo marcou a carreira de muitos nomes do jornalismo brasileiro. Leda Nagle, Sandra Annenberg, Fátima Bernardes, Pedro Bial, Renata Vasconcellos e William Bonner são alguns dos que já exerceram a função que hoje cabe a Maria Julia Coutinho.
Ex-apresentadores
“Era o telejornal a que eu assistia quando chegava da escola. Onde conheci minhas primeiras referências de repórteres, como a Sandra Passarinho. Foi também nesse telejornal que virei editora-chefe. Passei um ano no comando do JH. Foi um ano intenso, com o acidente com o Fokker 100 da TAM e os Jogos Olímpicos de Atlanta. A equipe tem que ser muito ágil na preparação das reportagens” conta Fátima, hoje apresentadora do Encontro com Fátima Bernardes.
Pedro Bial apareceu no vídeo pela primeira vez fazendo entrevistas de sábado para o Jornal Hoje. “O Jornal Hoje resgatou, e tem até hoje, esse papel do jornal vespertino, uma tradição que se mantem e se renova na televisão. Além da excelente cobertura diária, sempre que uma grande notícia acontece no início do dia, sintonizamos no Jornal Hoje para acompanhar uma cobertura marcada pela excelência dos fatos. O Jornal Hoje tem um significado extraordinário para mim. Foi onde me formei no jornalismo diário e onde tive a felicidade e conhecer e dividir a redação com grandes nomes como Rubem Braga e Paulo Francis”, conta o hoje apresentador do Conversa com Bial.
Apresentadora do Jornal Nacional, Renata Vasconcellos tem orgulho de lembrar que sua primeira reportagem na TV Globo, sobre uma exposição de moda, foi exibida no Jornal Hoje. “O JH faz parte da nossa memória afetiva, fazendo companhia naquela hora sagrada do almoço, da pausa no meio do dia, para recomeçar a jornada com as energias renovadas. As histórias de vida, do cotidiano, os fatos da hora e a presença marcante do âncora, sempre muito próximo da gente”, destaca Renata.
William Bonner destaca que foi no Jornal Hoje que teve a oportunidade de viver a notícia no momento em que ela estava acontecendo, como espectador e como jornalista. “Como telespectador, desde criança acompanhei o noticiário no JH. Depois, como jornalista, tive a oportunidade de fazer parte dessa equipe durante três anos. E seja como telespectador ou como jornalista, eu vivi a notícia no momento em que ela estava acontecendo. O apelido de ‘jornal gerúndio’, dado por um colega nosso, define bem o JH. No mesmo momento em que os acontecimentos estão transcorrendo, eles estão no ar na nossa casa”, diz o apresentador e editor-chefe do Jornal Nacional.
Para marcar os 50 anos, a Globo preparou uma página especial no G1 e também atualizou página do Jornal Hoje no Memória Globo.
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.