Robson Catalunha transforma O Híbrido em experiência 360º no digital
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Nascida no The Watermill Center, o efervescente laboratório criativo internacional de Bob Wilson em Nova York, a performance O Híbrido, do ator Robson Catalunha, pode ser vista no que ele chama de experiência 360º no digital. A obra, já apresentada nos Estados Unidos, Europa e África, agora está disponível neste novo formato a partir deste domingo (18) até 25 de abril, no site do artista.
Catalunha conta que a performance ganha novos contornos artísticos e tecnológicos “com o intuito de proporcionar uma experiência interativa, imersiva e transdisciplinar”. E revela qual foi sua inspiração: “A performance O Híbrido buscou inspiração na série de retratos de híbridos humano-botânicos criada pelo fotógrafo francês Cal Redback. Batizada de Treebeard, a obra do artista consiste em humanos se metamorfoseando em plantas. De outro ponto de vista, também poderiam ser lidas como plantas assumindo a forma humana”.
Com mergulho na realidade virtual, o espetáculo assume o formato de websérie, no total de oito episódios. “Eles foram filmados com câmeras que captam imagens em 360º e levam os espectadores diretamente para dentro da obra”, pontua o artista, antes de acrescentar: “Os episódios poderão ser conferidos tanto nos smartphones, quanto por meio de óculos de realidade virtual”.
Ator sorocabano, Robson Catalunha trabalhou durante uma década na Cia. de Teatro Os Satyros, de São Paulo, e também foi dirigido pelo norte-americano Bob Wilson no musical Garrincha. Em 2019, venceu o Prêmio Nelson Rodrigues com o espetáculo Entrevista com Phedra, peça de Miguel Arcanjo Prado que dirigiu em parceria com o artista argentino Juan Manuel Tellategui.
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.