Rachel Sheherazade acusa Silvio Santos de assédio moral e pede indenização
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A jornalista Rachel Sheherazade acusa o ex-patrão Silvio Santos de assédio e move processo judicial contra o SBT, no qual pede cerca de R$ 20 milhões de indenização. A informação foi publicada em reportagem assinada pelo jornalista Gabriel Perline no site Notícias da TV nesta segunda (19).
Segundo a matéria, o processo tem 522 páginas. Nele, a ex-apresentadora do SBT Brasil afirma que não recebia os direitos trabalhistas, como férias remuneradas e 13º salário, “além de acusar Silvio Santos de assédio moral e humilhação em rede nacional e alegar que foi vítima de censura e boicote por parte da chefia de Jornalismo da emissora”.
A reportagem informa que a ação foi protocolada em 11 de março, na 3ª Vara do Trabalho de Osasco (SP), onde fica a sede do SBT, emissora na qual a jornalista trabalhou por nove anos e sete meses.
Está no processo a situação constrangedora que Rachel Sheherazade passou com Silvio Santos no Troféu Imprensa em 2017, quando havia ganhado o troféu do público pelo destaque como apresentadora de telejornal em 2016.
“Eu te chamei para você continuar com a sua beleza, com a sua voz, foi para ler as notícias, e não dar a sua opinião. Se quiser falar sobre política, compre uma estação de TV e faça por sua própria conta”, disse Silvio na época à contratada.
Segundo os advogados de Sheherazade, o patrão demonstrou comportamento depreciativo, preconceituoso, vexatório, humilhante e constrangedor, além de ter uma “atitude nitidamente machista, [que] colocou a figura feminina numa posição em que a beleza física é supervalorizada em detrimento dos atributos intelectuais”.
A primeira audiência do caso está marcada pela Justiça Trabalhista para 3 de agosto, às 10h10. Entre as testemunhas convocadas, está o jornalista Hermano Henning, que também processou a emissora de Silvio Santos e testemunhará por Rachel Sheherazade.
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.