Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Um dos maiores atores do Brasil de todos os tempos, Sergio Mamberti completa 82 anos nesta quinta (22). Nestes tempos de pandemia, ele abraçou sem preconceito o teatro digital e seguiu na ativa, realizando peças online no Teatro Folha, no Sesc e também na SP Escola de Teatro Digital, dando exemplo de resistência às novas gerações.
Para celebrar nosso grande artista, que está lançando a biografia Sérgio Mamberti: Senhor do Meu Tempo pelas Edições Sesc, o Blog do Arcanjo apresenta, em parceria com o Sesc e a Baobá Comunicação, um ensaio fotográfico especial realizado nesta semana pelo fotógrafo Matheus José Maria na casa do artista, na rua dos Ingleses, no bairro da Bela Vista, em São Paulo.
Sergio Mamberti nasceu em Santos, no litoral de São Paulo, em 22 de abril de 1922. Formado pela Escola de Arte Dramática pela USP, trabalhou com os nomes mais importantes da história do teatro brasileiro. Na TV, conquistou o grande público com personagens emblemáticos como o mordomo Eugênio, da novela Vale Tudo, de 1988, na Globo, ou o velho bruxo Dr. Victor, na premiada série infantil Castelo Rá-Tim-Bum, entre 1994 e 1997 na TV Cultura.
No teatro, fez peças que entraram para a história, como Navalha na Carne, de Plínio Marcos sob direção de Jairo Arco e Flexa, em 1968; O Balcão, de Jean Genet, dirigido por Victor Garcia, em 1969; e Réveillón, de Flávio Marcos dirigido por Paulo José em 1975.
Ele ainda esteve nas montagens icônicas Hamlet, de Shakespeare sob direção de Marcio Aurelio em 1984; Pérola, de Mauro Rasi dirigido pelo autor em 1995; O Evangelho Segundo Jesus Cristo, de José Saramago dirigido por José Possi Neto em 2001; Visitando o Sr. Green, de Jeff Baron dirigido por Cássio Scapin em 2015; Um Panorama Visto da Ponte, de Arthur Miller dirigido por Zé Henrique de Paula em 2018; e O Ovo de Ouro, de Luccas Papp, sob direção de Ricardo Grasson em 2019. Neste mesmo ano, Sergio Mamberti venceu a categoria Especial da primeira edição do Prêmio Arcanjo de Cultura.
Compre a biografia de Sérgio Mamberti
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.