Cantora da Amazônia, Márcia Novo faz apelo: ‘Vidas indígenas importam’

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

O último 19 de abril marcou a data que o Brasil celebra sua população indígena, uma das etnias mais maltratadas e dizimada nos últimos 500 anos e que ainda segue sendo desrespeitada. Contudo, em meio a tantas notícias tristes, há pessoas que fazem a diferença na valorização desta população. Uma delas é a cantora Márcia Novo, nascida em Parintins, no Amazonas, e que empresta sua visibilidade na região em prol dos povos originários da floresta.

Márcia Novo em ensaio para a revista Vogue: Guardiã da Floresta - Foto: Hick Duarte/Vogue/Divulgação - Blog do Arcanjo 2021
Márcia Novo em ensaio para a revista Vogue: Guardiã da Floresta – Foto: Hick Duarte/Vogue/Divulgação – Blog do Arcanjo 2021

Vidas indígenas importam

Eleita um dos 12 Guardiões da Floresta pela revista Vogue, Márcia Novo já ganhou o apelido de ‘Lady Gaga da Amazônia’. Ela criou a campanha @vidasindigenasimportam, que arrecada cestas para a população indígena vulnerável nesta pandemia e cujas máscaras serão exibidas no Museu Städtische, em Friburgo, na Alemanha.

Com intuito de chamar a atenção pela preservação das águas da principal bacia hidrográfica na região de Manaus, ela ainda coordena há quatro anos o Festival Tarumã Alive.

Para o mês de maio, prepara uma grande live em seu canal no Youtube para arrecadar doações às pessoas em situação de risco em Parintins, mesma terra de seu amigo e mestre Zezinho Corrêa, da banda Carrapicho, vítima da Covid-19 no mês de fevereiro.

Veja o clipe Bumba Bumbum Bumbá, do EP Eletroboi, de Márcia Novo:

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *