Rapidinhas | Especial 2º Prêmio Arcanjo de Cultura 2020
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Poderosa
O discurso de Elza Soares foi um dos destaques do Prêmio Arcanjo de Cultura. Ela fez questão de ressaltar o trabalho das juradas Adriana de Barros, Elba Kriss e Zirlene Lemos, a quem chamou de “mulheres poderosas desse júri”. E compartilhou o prêmio na categoria Especial com toda a classe cultural. “Viva a cultura e os artistas que resistem”, bradou. Danada.
Pela internet
Em seu discurso pelo prêmio em Streaming TV para a CNN Brasil, o jornalista Márcio Gomes disse que a jovem emissora estava feliz em ser agraciada justamente em uma categoria com esse nome, ressaltando o caráter multiplataforma que está no DNA da CNN. É isso aí.
Nova no time
Zirlene Lemos, estreou como jurada de forma poderosa no Prêmio Arcanjo de Cultura, falando diretamente do Teatro da Cidade, em Belo Horizonte, sob direção de Nereu Jr., um dos maiores fotógrafos na capital mineira. Aliás, toda equipe da premiação agradece não só a Zirlene e ao Nereu como a toda equipe maravilhosa do Teatro da Cidade, um dos mais importantes espaços culturais de Minas Gerais.
Digitalizada
Nicole Puzzi, a grande atriz e musa do cinema nacional, fez questão de ressaltar a importância do teatro digital, criado pela Cia. de Teatro Os Satyros, conduzida por Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez e duplamente premiada na noite em Redes, pelo Festival Satyrianas, e Teatro, com A Arte de Encarar o Medo. “Este prêmio mostra que existe vida teatral na pandemia”, discursou Nicole. Existe mesmo.
Poéticos
Falando em Satyros, o grupo deu um show de coletividade nos agradecimentos para o Prêmio Arcanjo de Cultura, dividindo a tela com seu numeroso elenco. Gente linda.
Presente
Diretor artístico da cerimônia, Ivam Cabral acompanhou toda a transmissão do Prêmio Arcanjo de Cultura no chat do Youtube. O ator se emocionou várias vezes.
Felicidade
Elba Kriss, jurada de Streaming TV, ficou surpresa após o prêmio com a repercussão. Ao ser marcada nos stories de Lázaro Ramos e também de Elza Soares, ela caiu pra trás. “Estou no chão”, definiu. De alegria, é claro.
Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, vencedor em Artes Visuais, agradeceu “ao querido jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado em nome de toda a equipe do Sesc” pela dupla premiação em Artes Visuais, sob curadoria do jurado Bob Sousa: para o CPF Sesc e para a exposição My Name Is Ivald Granato, no Sesc Belenzinho e Sesc Guarulhos.
Garra
O idealizador e diretor do Prêmio Arcanjo de Cultura ressaltou o caráter de resistência cultural e diversidade, marcas da premiação. “Nosso objetivo é celebrar os artistas que fizeram a diferença no desafiante ano de 2020”, afirmou. Gente batalhadora.
Unidos
Bob Sousa, jurado de Artes Visuais, acompanhou a transmissão do Prêmio Arcanjo de Cultura, de casa, ao lado da família. “Foi uma coisa linda”, define. Coisa boa.
Vitória do amor
“Ele está dançando no céu com esse prêmio”, definiu Bárbara Paz falando sobre o marido, Héctor Babenco, tema do filme vitorioso em Cinema: Babenco – Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer Parou.
Na mídia
O jurado Hubert Alquéres, de Cinema, ficou de olho nas matérias que os principais veículos da imprensa deram sobre a 2ª edição do Prêmio Arcanjo de Cultura. “Repercussão enorme”, definiu. Foi mesmo.
Representatividade
O rapper indígena Kunumi MC, vitorioso em Música, discursou: “Espero que as portas se abram cada vez mais para os povos indígenas”. A gente tamém.
Foco no positivo
Adriana de Barros, jurada de Música, fez questão de ressaltar assim como fez na estreia do Prêmio Arcanjo de Cultura: “Ninguém vai falar mal de artista brasileiro perto de mim”. Foi ovacionada no digital.
Surpresa
Já em Redes, Maria Zilda Bethlem se emocionou ao ser agraciada. E explicou o motivo: “Essa live da alegria eu inventei do nada no começo da pandemia, porque achei que as pessoas estavam muito sozinhas e tristes. Fiz por amor e não esperei nada em troca. Então, receber um prêmio me deixa não só emocionada e honrada como muito surpresa”. Ela merece.
Tantas emoções
Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a homenagem aos artistas que morreram no último ano. Outro momento que fez todo mundo chorar foi a vitória de João Acaiabe em Streaming TV. “O meu pai tinha uma frase que era ‘feche os olhos e entre na história. Agora, meu pai fechou os olhos para entrar para a história’”, declarou sua filha, Thays Acaiabe. Bateu forte.
Mestra
A família de Miriam Martinez, jornalista e grande assessora cultural da história da música homenageada na parte que prestou tributo aos nomes que nos deixaram recentemente, mandou recado de que ficou profundamente emocionada com o gesto do Prêmio Arcanjo de Cultura. Miriam merece.
Resistência
Outro destaque ficou por conta da vitória de Falas Negras em Streaming TV. “É um marco na história da TV brasileira, feito por uma equipe apaixonada e um elenco espetacular. O Prêmio Arcanjo é um sopro de resistência para a cultura”, disse Lázaro Ramos, que dirigiu o especial na Globo. É mesmo.
Marco
“O Prêmio Arcanjo é um marco na cultura neste momento tão difícil”, definiu a cantora Angela Ro Ro, homenageada na categoria Especial. É impossível discordar.
Na boca do povo
A segunda edição do Prêmio Arcanjo de Cultura foi destaque em veículos da mídia nacional como Estadão – Sonia Racy, TV Cultura, Nos Bastidores – Terra, OFuxico, Notícias da TV – UOL, SP Escola de Teatro, IG – Marcelo Bandeira, IstoÉ, R7 – Lorena, O Dia, Observatório da TV, Quem Acontece – Globo, N1 Entreter, E-Urbanidade, Culturadoria, Claudia, Sesc, A Broadway É Aqui, O Beijo, Das Artes, Portal Estilo em Pauta, Eu no Teatro, A Escotilha e Sheila Martins Blog. Muito Obrigado!
Quanta gente
Mais de 1.000 pessoas já assistiram à cerimônia digital da 2ª edição do Prêmio Arcanjo de Cultura, realizada no Canal Blog do Arcanjo no Youtube. Perdeu? Então não tem mais desculpa: o vídeo está aí abaixo para você prestigiar também.
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.