Ícone do site Blog do Arcanjo

Mesmo na pandemia, Festival de Cinema de Gramado tem 760 filmes inscritos

De olho no Kikito: 760 filmes se inscreveram no Festival de Cinema de Gramado 2021 - Foto: Diego Vara/Agência Pressphoto/Divulgação - Blog do Arcanjo 2021
De olho no Kikito: 760 filmes se inscreveram no Festival de Cinema de Gramado 2021 – Foto: Diego Vara/Agência Pressphoto/Divulgação – Blog do Arcanjo 2021

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Mesmo em tempos pandêmicos e com o setor audiovisual vivendo uma de suas maiores crises nas últimas décadas, o Festival de Cinema de Gramado tem 760 filmes inscritos para sua 49ª edição. O Blog do Arcanjo não deixa de notar que isso prova a garra e a resistência do audiovisual brasileiro. O 49º Festival de Cinema de Gramado será realizado entre os dias 13 e 21 de agosto de 2021.

Segundo a organização de Gramado, na série histórica, computada desde 2012, a edição é a quarta com maior número de produções inscritas. Houve aumento de 14% no número de filmes inscritos para as mostras de Curtas-Metragens Brasileiros (CMB), Longas-Metragens Brasileiros (LMB) e Longas-Metragens Estrangeiros (LME). Os 760 filmes inscritos se distribuem da seguinte maneira: 133 longas-metragens brasileiros, 45 longas-metragens estrangeiros e 582 curtas-metragens brasileiros participarão da seleção.

“Sabemos que é um momento difícil para a cadeia do audiovisual. Ter recebido esse número de inscrições em um momento tão difícil reforça nosso compromisso com o setor e nos garante a confiança para realizar mais um Festival. Queremos agradecer a todos os realizadores que confiaram seus filmes a Gramado”, afirma Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur e responsável pelo mais prestigiado evento cinematográfico brasileiro.

Produções de 23 estados e do Distrito Federal estão entre os inscritos. São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Paraná e Minas Gerais são os estados que concentram o maior número de produções. Entre os inscritos estrangeiros, estão produções de países como Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, México, Peru e Uruguai.

Festival de Cinema de Gramado: 760 filmes inscritos em 2021 – Foto: Edison Vara/Agência Pressphoto/Divulgação – Blog do Arcanjo 2021

Produções gaúchas

A organização do Festival de Cinema de Gramado abriu na quarta (5) e vai até 25 de maio as inscrições para o Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas e para a Mostra de Longas-Metragens Gaúchos. O Gauchão consagra a parceria entre o Festival de Cinema de Gramado e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, que juntos promovem a mostra pela 18ª vez.

Os participantes concorrem ao troféu em 13 categorias: Melhor filme, Melhor ator, Melhor atriz, Melhor direção, Melhor roteiro, Melhor fotografia, Melhor montagem, Melhor direção de arte, Melhor música, Melhor edição de som, Melhor produção/produção executiva, Júri da Crítica e Menção honrosa. Mantendo o compromisso com as produções locais, Gramado amplia o reconhecimento concedido aos longas gaúchos e, em 2021, anuncia mais uma categoria de premiação para a mostra. Além do Kikito de Melhor Filme de Longa-Metragem Gaúcho, este ano as obras selecionadas também disputarão o troféu de Melhor Filme de Longa-Metragem Gaúcho do Júri Popular.

“Estamos muito felizes em manter as mostras, sobretudo, por serem tão importantes como incentivo à produção gaúcha de cinema. Muitas vezes, a Mostra de Curtas é a porta de entrada para lançar novos cineastas do Estado e, por isso, tão importante para a nossa cultura. E poder ampliar o reconhecimento dos longas gaúchos reforça nosso compromisso com a produção do Rio Grande do Sul”, fala Diego Scariot, gerente de eventos da Gramadotur. Os regulamentos estão disponíveis no site www.festivaldegramado.net.

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:
Sair da versão mobile