Ícone do site Blog do Arcanjo

Dramaturgia negra no teatro brasileiro no século 21 é foco de pesquisa de Lucas Bebiano

Lucas Bebiano fez levantamento da dramaturgia negra entre 2001 e 2020 - Foto: Divulgação - Blog do Arcanjo 2021
Lucas Bebiano fez levantamento da dramaturgia negra entre 2001 e 2020 – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo 2021

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

O ator Lucas Bebiano, estudante de Teatro da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e de Artes Visuais do IFPE (Instituto Federal de Pernambuco) ficou quase dois anos fazendo o levantamento de espetáculos negros brasileiros inéditos nas duas primeiras décadas do século 21. Dramaturgias Negras Brasileiras – Autoras(es) e Textos Publicados entre 2001-2020 é o nome da pesquisa financiada pelo CNPq/UFPE e que contou com o apoio da Lei Aldir Blanc e da Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco.

O resultado já começa a ser publicado em forma de artigo científico. “Nesse artigo eu reflito sobre as dramaturgias negras brasileiras e os processos de publicação das mesmas. Apresento tabelas com dramaturgas/os e textos de todas as regiões do país, assim como destaco a dinâmica entre as editoras brasileiras e as dramaturgias negras sudestinas”, conta o estudioso. “Que essa publicação construa pontes para a pesquisa crescer, e assim alimentar as próximas publicações que estão vindo”, fala.

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:
Sair da versão mobile