Peça Exóticos questiona olhar para Mato Grosso na Mostra Aldir Blanc na SP

Exóticos faz sessão na Mostra Aldir Blanc na SP - Foto: Divulgação - Blog do Arcanjo 2021
Exóticos faz sessão na Mostra Aldir Blanc na SP – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo 2021

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Nada de classificar os outros previamente. Pois a peça Exóticos, de Túlio Paniago, busca justamente mandar este recado. A montagem finaliza a segunda semana de Mostra Aldir Blanc na SP Escola de Teatro nesta sexta (14). O espetáculo, de Cuiabá, em Mato Grosso, será exibido às 19h horário de Cuiabá e 20h horário de Brasília no Zoom, com ingressos disponíveis na plataforma Sympla.

Túlio Paniago é recém-formado em Dramaturgia pela MT Escola de Teatro e estudou Jornalismo na UFMT e Roteiro na Academia Internacional de Cinema, em São Paulo. Após a temporada de estudos na capital paulista, ele retornou a Cuiabá em 2019, quando ingressou na MT. Entre suas andanças pelo setor artístico do eixo Rio-São Paulo, teve a ideia da peça Exóticos, que aborda diversas perspectivas sobre o fazer artístico e teatral no Estado do Centro-Oeste brasileiro.

“Sabendo que seríamos os únicos de Mato Grosso, decidi brincar justamente com essa visão que a maioria do pessoal do Sudeste tem sobre a gente. Essa ideia de que somos parte de uma cultura exótica, de uma excentricidade quase pitoresca, como se fôssemos estrangeiros dentro do próprio país”, pontua o dramaturgo.

Dirigida por Eliane Fonseca e Rafael Cerigato, a montagem será feita por artistas recém-formados na MT Escola de Teatro. “Esse convite nos enche de alegria e orgulho! É o reconhecimento do trabalho desses artistas!”, afirma Flávio Ferreira, diretor artístico da MT Escola de Teatro.

Retire seu ingresso para Exóticos!

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *