Morrem patriarca e matriarca do quilombo dos Arturos de Covid-19
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Uma dor imensa silencia em luto profundo a Comunidade Quilombola dos Arturos, uma das mais importantes não só de Minas Gerais como do Brasil. Em um intervalo de seis dias, morreram, vítimas de Covid-19, o patriarca e a matriarca do histórico quilombo localizado em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. Mário Brás da Luz, o Seu Mário, patriarca dos Arturos, morreu no dia 6 de maio, aos 88 anos, por complicações decorrentes do novo coronavírus. Seis dias depois, no dia 12 de maio, morreu a matriarca do quilombo, Maria Auxiliadora da Luz, a Dona Dodora, aos 84 anos, após também não resistir à intubação. A filha mais velha do casal, Maria Antônia Vieira, segue internada, também intubada. A Comunidade Quilombola dos Arturos se recolhe no desamparo diante das irreparáveis perdas de seu Rei e sua Rainha do 13 de Maio. O que conforta seus descendentes, é a fé de que Nossa Senhora do Rosário já recebeu o casal com festa e honrarias celestes. O Blog do Arcanjo envia profundos sentimentos a todo povo dos Arturos, que agora tem como missão não deixar se perder tão importante legado deixado por Seu Mário e Dona Dodora.
Casal não foi vacinado
Já foram registrados 45 casos de Covid-19 na Comunidade Quilombola dos Arturos. Seu Mário e Dona Dodora, que foram casados por 65 anos, não foram vacinados, segundo informou o fisioterapeuta Hiago Daniel Heredia Luz, coordenador de prevenção e combate à Covid-19 no quilombo, em entrevista ao jornal Estado de Minas. “A situação deles era delicada, quando chegou a idade para a imunização, eles apresentavam sintomas gripais e a orientação era que fosse adiada por 30 dias. Quando finalizou o prazo eles ainda apresentavam sintomas, precisavam de um prazo devido a tratamento com antibiótico. Só poderiam tomar [a vacina contra a Covid] a partir de 1º de maio”, declarou à publicação mineira. Assim, não houve tempo de o casal ser vacinado. A filha deles que ainda se encontra intubada só tomou a primeira dose. “Na verdade, a disponibilização de vacinas caminhou a passos lentos”, afirmou Hiago Luz.
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.