Rapidinhas | Miguel Falabella marca estreia de Veneza, seu filme com Carmen Maura
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Telona
Miguel Falabella bateu o martelo. Seu filme Veneza, com a estrela espanhola Carmen Maura no elenco, chega aos cinemas em 17 de junho. Se lambuze no álcool em gel, ponha a máscara e vá conferir essa preciosidade.
Trabalhados no digital
A Cia. de Teatro Os Satyros marcou para 4 de junho o retorno da peça As Mariposas, com Ivam Cabral e grande elenco, sextas e sábados, 21h, e domingo, 18h. Já no dia 6 de junho, volta Uma Peça para Salvar o Mundo, com Thiago Mendonça, domingos e segundas, 20h. Ambas dirigidas por Rodolfo García Vázquez e com ingressos já disponíveis no Espaço Digital dos Satyros. Corra, Lola, corra.
Eu quero sair, eu quero falar…
Manhãs de Setembro é o nome da nova série da Amazon Prime Video, inspirada na famosa música de Vanusa. Aliás, a protagonista é cover da cantora. Liniker é a protagonista. Veja o trailer aí abaixo.
Liberdade de expressão
Acontece entre 3 e 6 de junho a segunda edição do Festival São Paulo Sem Censura. O evento promovido pela Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Cultura terá atividades no Theatro Municipal, no Centro Cultural São Paulo, no Centro Cultural da Juventude, e ações em ruas e avenidas, da Paulista até Itaquera. É assim que tem que ser.
Digitalizados
O Grupo Galpão desembarca no digital e marcou para 5 de junho a estreia de Como os Ciganos Fazem as Malas, texto de Newton Moreno, com pesquisa e atuação de Paulo André e criação de Yara de Novaes, Paulo André, Tiago Macedo e Barulhista. A obra faz parte do projeto Dramaturgias – Cinco Passagens para Agora. De junho a dezembro de 2021, serão cinco espetáculos em diferentes formatos nas redes sociais. Este primeiro será no Telegram.
Refestança
A Cia Mundu Rodá completa 20 anos de vida com comemoração extensa em parceria com a Oficina Cultural Oswald de Andrade, com as peças Donzela Guerreira e Memórias da Rabeca, além de oficinas especialmente criadas para a celebração. Tudo digital. A coluna manda os parabéns ao grupo e seus fundadores, Juliana Pardo e Alício Amaral, que sempre valorizam tradições pernambucanas como o Cavalo Marinho e o Maracatu Rural em seus espetáculos. Coisa boa.
Floresta musical
Artistas do Amapá radicados em São Paulo, Anderson D’Kássio e Amanda Silva marcaram para 5 de junho a estreia do espetáculo Meu Mundo Amazônia – Um Musical da Floresta, que fará sessões aos sábados e domingos, 15h, no Teatro São Cristóvão Saúde, no Shopping Mooca Plaza, até 27 de junho. Leve a família.
Corpo diverso
O 10º Circuito Vozes do Corpo, uma das mostras de dança mais importantes do país, abre inscrições a partir desta sexta, 28 de maio. Criada pela Cia. Sansacroma, com origem no bairro paulistano Capão Redondo, a mostra será totalmente online e vem para defender um panorama artístico múltiplo e com maior diversidade na questão dos padrões estéticos relacionados ao corpo. As inscrições terminam no dia 15 de junho e podem ser realizadas neste link: https://linktr.ee/ciasansacroma. Perde não.
Sessão única
Eme Barbassa e Davi Tostes estão no espetáculo Antropotomia ou a Delicadeza nos Tempos do Ódio. A montagem digital aborda temas como gênero, identidade e corporalidade nas redes, com provocação da diretora Mika Lins. No dia 30 de maio, domingo, às 19h, no @ccdiversidade. Interessante.
Reta final
Camila dos Anjos e Ricardo Gelli fazem últimas sessões digitais da peça Propriedades Condenadas, sob direção de Marco Antônio Pâmio. O texto é um clássico de Tennessee Williams. Na Sympla, até domingo, às 20h. Corre pra ver.
Nova etapa
Mal termina Propriedades Condenadas e a atriz Camila dos Anjos pode ser vista em outra peça digital. Ela está ao lado de Fabrício Pietro e Diego Garcias em Sede, texto escrito em 1914 por Eugene O’Neill, sob direção de André Garolli. Sexta, sábado e domingo, às 20h, no Youtube do Centro Cultural São Paulo até 13 de junho. Recado dado.
Trama de época
Os atores adolescentes Nicolas Cruz e Clara Martins fazem dois primos na nova fase da novela Gênesis, da Record, como os personagens Mateus e Izebel, respectivamente. “Nasceu uma amizade entre a gente no set e com certeza isso irá perdurar”, prometem. Fofos, não?
Acordo fechado
Apresentador do Balanço Geral, Reinaldo Gottino é o novo contratado da Record Entretenimento, empresa do Grupo Record voltada à gerenciamento de carreira, publicidade, eventos, projetos especiais e licenciamentos. Danado.
Live quarentona
A dupla Kleiton & Kledir marcou para 3 de junho uma live para dar início oficial às comemorações pelos 40 anos de carreira dos gaúchos. Vou pra Porto Alegre, tchau!
Filme na tela
Depois de passar por festivais do Brasil com o curta Pietá, o coletivo mineiro As Talavistas estreia o média-metragem Sessão Bruta. O filme é assinado por Marli Ferreira, Pink Molotov, Cafézin e Darlene Valentim em parceria com Gabriela Luíza, realizadora, atriz e montadora. A primeira exibição será na CUIR, mostra entre 7 e 20 de junho grátis e online com participantes do Brasil, Chile, México, Colômbia, Argentina, Cuba e Uruguai. Recado dado.
Mujeres latinas
É sempre uma alegria ver o Brasil se aproximar culturalmente de seus vizinhos latinos. Por isso, é um alento assistir ao clipe Pra Curar, da cantora baiana Aiace, que conta com participação de la cantante argentina Cata Raybaud. Mistura boa e de muita delicadeza. Que sirva de exemplo. Afinal, hermanas unidas são mais fortes.
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.