Edson Lopes Jr. | Saudades de um teatro, né, minha filha?
Por Edson Lopes Jr.
Especial para o Blog do Arcanjo*
Saudades de uma aglomeração no teatro, né, minha filha?! Parafraseando a frase de Drauzio Varella que virou meme, estreio colaborando com esta coluna no Blog do Arcanjo, que virou sinônimo de resistência e valorização da cultura em seus diversos segmentos.
Mais de um ano e dois meses em que a pandemia do novo coronavírus se alastrou e afetou a vida de todos os habitantes do Planeta, seguimos buscando resistir (a vida e a arte) e nos reinventar (na vida e na arte).
A arte se mostrou fundamental para conseguirmos minimizar os impactos de uma mudança tão brusca e inesperada na vida de todos. O teatro foi profundamente afetado, artistas, profissionais técnicos, de imagem e de diversas outras áreas simplesmente viram evaporar seus trabalhos.
O teatro se reinventou, voltando em formato digital e híbrido, com público parcial. O importante é que resistiu. Afinal, as luzes do palco não apagaram e nunca se apagarão.
Saudades de uma confirmação do assessor de imprensa do dia da estreia com as informações, a lista de convidados, os famosos. Saudades de chegar bem antes do espetáculo iniciar para acompanhar o teste de equipe de iluminação.
Saudades de fotografar os artistas em fase final de preparação em seus camarins, buscar alguma luz de fundo ou algum elemento de composição que produzisse alguma imagem forte, em pouquíssimos minutos.
Saudades de ficar esperando os famosos ou convidados para produzir uma imagem deles chegando ao teatro, saudades do stress que era situação quando a celebridade era do alto escalão e chegava minutos antes de o espetáculo começar.
Saudades de sentar onde fosse possível e fotografar da maneira possível esperando os momentos de falas mais altas ou música para realizar os cliques.
Saudades de ver uma luz entrando lindamente no palco e você estar do lado oposto e apenas ver a imagem e não conseguir fotografar.
Saudades de trocar as lentes fotográficas com o maior cuidado para os espectadores não se incomodarem, saudades de fotografar os aplausos finais, saudades de esperar os abraços entre os artistas e os convidados (disso, na verdade, não), saudades de editar e enviar o material para a publicação no Blog do Arcanjo.
Saudades de um teatro né….
Edson Lopes Jr. é fotógrafo, videomaker e especialista em imagens com drone. Tem experiência nos principais veículos e instituições, como Folha de S.Paulo, Agora, R7/Record, UOL, Veja, Estadão, Governo de São Paulo e Prefeitura de São Paulo. Colabora com o Blog do Arcanjo desde seu começo em 2012.
Siga @edson_lopes_jr
Fotos de Edson Lopes Jr.
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.