Annelize Tozetto | Grande Sertão: Veredas
Por Annelize Tozetto
Especial para o Blog do Arcanjo
Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, é uma obra profunda, imensa, avassaladora. Impossível ficar impassível diante do amor de Riobaldo e Diadorim. Talvez seja o sertão que todos nós carregamos que reverbera e toque nossa alma. E justamente por isso escolhi a peça, de mesmo nome, para estrear a minha coluna aqui no Blog do Arcanjo.
“Grande Sertão: Veredas”, com direção de Bia Lessa, esteve no Festival de Curitiba de 2018. Foi uma das primeiras – se não a primeira – a ver os ingressos esgotarem rapidamente naquele ano. O sucesso é facilmente explicável.
Além da história, tudo ali transmitia entrega profunda: a atuação dos atores e atrizes, a direção de Lessa, a cenografia, a luz, o figurino simples e certeiro, assim como as palavras de Riobaldo. Duas horas e 20 minutos que passaram num piscar de olhos.
As pessoas estavam imersas nessa já conhecida história – ainda mais se levarmos em consideração o fone de ouvido que (quase) todos usavam para acompanhar o espetáculo. Isso, inclusive, me permitiu fotografar pouco mais além do que costumo fotografar. Cada clique da história valeu o tempo o tempo que fiquei de pé o lugar entre o público e uma espécie de coxia – sem que atrapalhasse o vai e vem dos artistas.
Mas a vida, já diz Riobaldo, requer da gente coragem – inclusive pra editar. E, mesmo tentada a escolher mais, pra hoje, para essa abertura, escolhi apenas uma para um momento lindo entre tantos, com Luisa Arraes e Caio Blat, em um momento tão bonito e poético.
Em breve, nos vemos de novo por aqui. Quem sabe qual registro virá?
Annelize Tozetto é fotojornalista formada pela UEPG, especialista em Jornalismo Literário pela FAVI e pós-graduanda em Fotografia como Suporte para a Imaginação. Fotografa espetáculos teatrais desde 2010, quando passou a cobrir o Festival de Curitiba. Nascida em Ponta Grossa, no Paraná, atualmente vive em São Paulo, onde trabalha como assessora parlamentar da Deputada Isa Penna (PSOL-SP) na Alesp. Colabora com o Blog do Arcanjo desde 2012.
Siga @annelizetozetto
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.