Rapidinhas | Chico Diaz é homenageado pela CineOP em Ouro Preto
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Laureado
Ator de talento farto, Chico Diaz foi o escolhido para receber a homenagem da 16a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, de 23 e 28 de junho, de modo digital e gratuito, sob o tema Memórias em Diferentes Tempos. Ele receberá da Universo Produção o Troféu Vila Rica e ganhará uma retrospectiva cinematográfica de sua carreira, com longas como Corisco e Dadá, Os Matadores e Baile Perfumado. Ele merece.
Como assim?
Após dizer que não vai ao teatro nem gosta de ler, o ator Caio Castro resolveu lançar um curso online de atuação. Diz que tem método próprio, que “objetiva resultados”. “Vou colocar em jogo meu processo de cabo a rabo”, declara. Então, tá.
Viva o Quênia
Rodolfo García Vázquez dirige Toshanisha – The New Normals, peça em parceria da Cia. de Teatro Os Satyros com o Bold Theatre Kenya em Nairóbi, capital do país africano. “Toshanisha é o modo desconfiado que os africanos olham para as relações com o branco colonizador”, explica. Ouça o Podcast do Arcanjo com o diretor.
Vozes negras
O Teatro PetraGold celebra no dia 13 de junho as vozes negras com apresentação seguidas das peças Luiz Gama – Uma Voz Pela Liberdade (17h) e Luiza Mahin… Eu Ainda Continuo Aqui (18h30). As obras contam, respectivamente, história de filho e mãe que foram fundamentais na luta abolicionista. Após as apresentações, às 20h, haverá bate-papo de peso reunindo a escritora Conceição Evaristo, o roteirista e escritor Paulo Lins, a atriz Isabel Fillardis, o cineasta Jeferson De e a historiadora Monica Lima, mediados pela atriz Lica Oliveira. O ingresso promocional vale para as duas peças e a roda de conversa. Imperdível!
Musa da retomada
Após encerrar como atriz e produtora a temporada do infantil Zazou, Um Amor de Bruxa no Teatro Alfa, a atriz Carol Hubner já está de volta aos palcos presenciais paulistanos. Ela retomou a formidável comédia A Banheira, no Teatro Maria Della Costa. Danada.
Hits do ídolo
A banda Melim dedica disco de 13 faixas à obra de Djavan. O ídolo alagoano gostou tanto da homenagem que participou da faixa Outono. O nome do álbum? Deixa Vir do Coração. Coisa boa.
Na terra do Tio Sam
Pelo jeito o Tio Sam gostou do tamborim. O músico paulista Edu Aires anda fazendo um sucesso danado cantando sambas em Orlando, na Flórida. O Blog do Arcanjo manda os parabéns.
Anarriê!
Ana Maria Braga pediu para a coluna avisar que sua tradicional festa junina não acontecerá pelo segundo ano consecutivo. Mesmo assim, não perde o pique de São João. “Continuamos com a festa junina dentro de casa. O festerê que eu tanto gosto, ficou para o ano que vem, mas meu fogão a lenha já está quente para preparar minhas receitas”, diz, toda empolgada. Prepara o quentão, minha gente!
Burburinho
A coluna ficou sabendo que um elenco paulistano está por aqui com uma certa diretora de arte. Eita.
Friends brazuca
A série Três Quartos, que conta a história de um trio de jovens que divide um movimentado apartamento em São Paulo, está bombando na plataforma innsaei.tv, onde pode ser vista de graça. A produção da Substrato Filmes tem direção de Airo Munhoz e conta no elenco com Rodrigo Barros, Caroline Varani e João Mesquita. Perde não.
Musa
Além estrelar a peça As Mariposas, do Satyros, Nicole Puzzi, musa maior do cinema brasileiro, retomou as gravações de seu programa no Canal Brasil, Pornolândia. A coluna apurou que serão 16 novos episódios. Ela está feliz da vida.
Texto novo na praça
Querido da coluna, o dramaturgo curitibano Diego Fortes, radicado nos últimos tempos em São Paulo, estreia novo texto, 23 de Setembro, nos dias 19 e 20 de junho, no Espaço Cultural Brica Braque. Com Marco Bravo, a obra ainda tem voz em off de Giselle Itié. Que chique.
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.