Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A força da mulher de Alagoas é o que conduz Nós, nome do próximo documentário do diretor John Porciuncula. O filme vai mostrar uma seleção de alagoanas diversas que impactam a vida das pessoas ao redor. A lista de retratadas ainda está sendo definida, mas terá anônimas e famosas.
Quem vai conduzir estas histórias na tela é a jornalista e escritora Mariah Morais, que também assina o roteiro com o cineasta. “Descobrir e contar histórias de alagoanas será um desafio maravilhoso. Estamos fechando os nomes, mas certamente teremos grandes surpresas e mulheres de representatividade mundial”, promete o diretor. Sobre a companheira de trabalho, define ao Blog do Arcanjo: “A Mariah Morais é uma mulher brilhante, seu pai é alagoano e tem grande identificação com o Estado. Além de ser extremamente engajada nos programas sociais de Maceió e outras cidades”.
Força da mulher nordestina
A ideia do filme surgiu em uma conversa de Porciuncula com uma amiga, na qual a força da mulher nordestina foi o tema. “Nesse mesmo período vi a Mariah postando muito sobre Alagoas, resolvi então escrever um esboço e a procurei para ver se ela toparia apresentar e conduzir as histórias”, lembra, antes de continuar. “O nome ‘Nós’ vem de desatar. Uma homenagem às mulheres rendeiras, pescadoras”, conta.
No currículo, John Porciuncula tem o curta-metragem Voo Curto, filmado na comunidade paulistana da Brasilândia e selecionado para a Mostra Audiovisual de São Paulo; o seu primeiro documentário, Mamaé, dirigido no Parque Indígena do Xingu; o documentário Halas, dirigido no Oriente Médio, onde passou quase dois meses, entre o Ramadã e o Shana Tová; e, ainda, o curta-metragem Fim de Festa, com trilha sonora de Simoninha. O diretor ainda filmou as minisséries Guardião da Rosa Negra, Sexo é uma Delícia, Os Manifestantes, Bendita Marvada e o Programa Reclame para o canal Multishow.
Na publicidade, dirigiu para clientes como P&G, Mastercard, Globo, Land Rover, Coca-Cola, Caixa, Claro e Carrefour. Entre os prêmios, conquistou o Colunistas, a mais antiga e tradicional premiação de comunicação de marketing do Brasil; o About Brasil; e entrou três vezes no shortlist em Cannes com Terra, EPA e Casa da Criança – sendo este último projeto com o qual também concorreu duas vezes em Nova York e outra no Clio.
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.