Revista de teatro da USP, Sala Preta é extinta após 20 anos

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Após 20 anos de história, a revista Sala Preta foi extinta pelo seu mantenedor, o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). O encerramento foi confirmado pela equipe da USP somente neste mês de junho, mas a última edição da Sala Preta foi lançada em dezembro de 2020, quando homenageou o Teatro Oficina, dirigido por José Celso Martinez Corrêa, que escreveu artigo especial que abre a publicação e no qual protesta contra o governo de Jair Bolsonaro (sem partido). A revista era especializada em artigos acadêmicos sobre o campo das artes cênicas e seu nome fazia referência a um tipo de sala teatral e não a um recorte étnico.

Dificuldades

Segundo o professor Luiz Fernando Ramos, idealizador da revista ao lado da também professora Silvia Fernandes, as dificuldades levaram ao fim da publicação. “Antes de se procurar um novo editor entre os vários professores de nosso programa que poderiam assumir essa tarefa, percebemos que havia um problema anterior, quase crônico, que era a nossa crescente incapacidade de atender aos parâmetros de excelência atuais, e o quanto esses parâmetros tinham se tornado insensatos e pouco estimulantes”, disse Ramos ao site da USP.

O professor ainda deixou no ar que uma nova revista pode ser criada. “Talvez fosse a hora de um novo projeto, tão inovador quanto o da Sala Preta […] Percebemos que tínhamos cumprido um ciclo vitorioso de 20 anos e que talvez fosse a hora de um novo projeto, tão inovador quanto o da Sala Preta foi em seu início, para começar com sangue novo e novas perspectivas”, concluiu.

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *