Morte de Jim Morrison completa 50 anos: astro acendeu fogo que permanece aceso
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
James Douglas Morrison, nome verdadeiro do ícone do rock Jim Morrison, nasceu em 8 de dezembro de 1943 na cidade de Melbourne na Florida e neste sábado, 3 de julho de 2021, completam 50 anos de sua morte. Jim faz parte do rol de grandes astros do rock que morreram aos 27 anos, juntamente com Kurt Cobain, Jimi Hendrix, Janis Joplin e, mais recentemente, Amy Winehouse.
Jim Morrison acendeu um fogo que permanece em nós até hoje
Lenda do rock and roll, vocalista e compositor da banda The Doors, com 288 músicas e 612 gravações cadastradas no Ecad, uma sensualidade invejável, uma voz única, uma performance extasiante e dono de uma personalidade ousada, tanto dentro quanto fora dos palcos, Jim Morrison até hoje é reconhecido por sua grandeza e enorme contribuição ao rock.
A música mais tocada do Jim Morisson nos últimos 5 anos no Brasil é Light My Fire, e foi lançada ainda no álbum de estreia do The Doors, em 1967. Em segundo lugar fica Roadhouse Blues, do álbum Morrison Hotel, de 1970, e em terceiro está Love Me Two Times, do segundo álbum da banda, lançado também no ano de 1967.
Light My Fire é comumente interpretada com sentido passional e sexual, mas consegue se tornar uma poderosa metáfora e ir além, provocando o ouvinte mais atento a pensar sobre a brevidade da vida e a transcendência que há na morte.
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.