Ícone do site Blog do Arcanjo

Retomada do teatro presencial em SP ganha força com humor, drama e musicais

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Os teatros de São Paulo aos poucos reavivam o funcionamento presencial, com distanciamento do público, uso de máscaras e muito álcool em gel, com as peças presenciais convivendo com as temporadas digitais. Também aos poucos, os espectadores paulistanos retomam a confiança em sair de casa e voltam a frequentar as salas. A previsão é que, com o avançar da vacinação, mais espaços da cidade retomem atividades presenciais neste segundo semestre.

O Blog do Arcanjo observa que o grande carro-chefe da retomada presencial das artes cênicas é o humor, com comédias e stand-up fazendo o público sair outra vez de casa, mas há ainda dramas, dança e até mesmo musicais em cartaz na maior metrópole e principal polo das artes cênicas no país. A reportagem especial mostra, a seguir, como anda a retomada em alguns dos principais teatros da cidade:

A atriz Carol Hubner na comédia A Banheira, no Teatro Maria Della Costa – Foto: Edson Lopes Jr. – Blog do Arcanjo

Pioneira da retomada presencial

Um dos mais tradicionais palcos da cidade localizado na Bela Vista, projetado por Oscar Niemeyer e Lucio Costa, o Teatro Maria Della Costa (r. Paim, 72), apresenta aos sábados, às 19h, a comédia A Banheira, que está em cartaz há seis anos e foi a primeira peça na cidade a voltar para o presencial, ainda em outubro de 2020.

Eduardo Martini é Clodovil em Simplesmente Clô no Teatro União Cultural – Foto: Bob Sousa – Blog do Arcanjo

Primeira grande estreia presencial pós-pandemia

Outra peça que foi o primeiro grande lançamento inédito no teatro presencial pós-pandemia e que segue em cartaz é Simplesmente Clô, solo com Eduardo Martini como Clodovil, que cumpre nova temporada aos sábados e domingos, 18h, no Teatro União Cultural (r. Mário Amaral, 209), no Paraíso — a peça ainda faz sessões às quintas, 20h, no Teatro das Artes, no Rio de Janeiro, e tem sessão programada para o Teatro Colinas, em São José dos Campos, em 16 de julho, sexta, às 20h.

Priscila Fantin e Bruno Lopes estão em Precisamos Falar de Amor Sem Dizer Eu Te Amo no Teatro Renaissance – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Comédia e stand-up

Palco importante da cidade próximo da avenida Paulista, o Teatro Renaissance (al. Santos, 2233) traz programação variada, com a dupla do stand-up Rafinha Bastos e Mauricio Meirelles, sextas, às 20h; a peça Precisamos Falar de Amor Sem Dizer Eu Te Amo, com Priscila Fantin e Bruno Lopes, aos sábados, 18h; o Somos Todos Comédia Ao Vivo, que reúne comediantes aos sábados, 20h; e Renato Albani com o solo bem-humorado Me Tornei Quem Eu Mais Temia, domingos, às 18h.

Ainda no quesito humor, outro espaço que se destaca ao apresentar novos comediantes ao público é o charmoso Clube do Minhoca (r. Cunha Horta, 26), na Vila Buarque, com o Novos em Folha, sextas, 19h, e o Atacadão do Minhoca, aos sábados e domingos, 20h, além do Pretaria, com comediantes negros, no sábado (17), às 19h.

Bullying, O Musical pode ser visto no Teatro São Cristóvão – Foto: Helena Mello/Divulgação – Blog do Arcanjo

Musicais para a família

Localizado na zona leste, o Teatro São Cristóvão, dentro do Mooca Plaza Shopping (R. Cap. Pacheco e Chaves, 313) abriga dois musicais destinados ao público adolescente: Bullying, O Musical, com sessões aos sábados e domingos, 15h, e Brickfield, O Musical, aos sábados, 19h30 e domingos 18h30. Na programação, ainda estão previstos os musicais infantis A Bela e a Fera, Alladin e Jasmine e A Pequena Sereia.

Theatro Municipal de São Paulo retomou programação presencial – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Teatros públicos

Em equipamentos públicos também já é possível acompanhar programação presencial, como no Theatro Municipal (praça Ramos de Azevedo s/n), no Centro, que anunciou recentemente concertos, óperas e espetáculos de teatro e dança para este segundo semestre. No estadual e histórico Theatro São Pedro (r. Barra Funda, 161), na Barra Funda, também já há programação presencial.

Outros teatros gerenciados pela Prefeitura de São Paulo também retomam peças no presencial. São os seguintes teatros: Alfredo Mesquita, Cacilda Becker, João Caetano, Arthur de Azevedo, Flávio Império e os dos centros culturais da Penha, da Diversidade, de Referência da Dança, Santo Amaro e Vila Formosa.

Leonardo Miggiorin e Luccas Papp estão em A Bicicleta de Papel no Teatro Sérgio Cardoso – Foto: Davi Gomes e João Sampaio/Divulgação – Blog do Arcanjo

Importante equipamento do Estado de São Paulo, o Teatro Sérgio Cardoso (r. Rui Barbosa, 153), na Bela Vista, com show de Denise Assunção neste domingo (4), às 18h; e a peça A Bicicleta de Papel, com Luccas Papp e Ricardo Grasson, aos sábados e domingos, às 19h.

Salas sem previsão de retomada

Apesar desta movimentação, outros palcos tradicionais da cidade como Teatro Itália, Espaço dos Satyros, Espaço dos Parlapatões, Teatro Oficina, Teatro Unimed, Teatro Porto Seguro, Teatro Raul Cortez, Teatro Renault, Teatro Vivo, Teatro Santander e Tuca permanecem fechados ao público, assim como os teatros das unidades do Sesc São Paulo. A previsão de retomada das sessões nestas salas é apenas quando a vacinação já tiver atingido a maioria da população.

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:
Sair da versão mobile