Por ANNELIZE TOZETTO
@annelizetozetto
O ano era 2014. Eu estava nervosa. Era a primeira vez que eu fotografaria no Guairão. A peça é Jim, de Walter Daguerre.
Absolutamente nada podia dar errado. Emprestei até lente do amigo Humberto Araujo. Uma 135 mm, 2.0 – que eu só consegui adquirir pro meu kit de lentes pra fotografar o Festival de Teatro de 2020 (e aí veio a pandemia).
Eriberto Leão interpretava Jim Morrison, lendário vocalista do The Doors. A adrenalina de entrar no Guairão me deixava atenta pra cada movimento do ator e também de sua dupla em cena, a atriz Renata Guida.
Me disseram pra tomar cuidado com uma cena de nudez (que hoje vejo que era muito leve perto do que fotografei na vida). Já tinha feito alguns registros, e a peça seguia.
Então, veio a luz. A pose. Eriberto cantando. E eu cliquei. Dei uma olhada rápida no visor e vi que tinha conseguido o que eu queria, uma foto que marcasse.
Além da publicação nas redes e na imprensa da época e agora também no Blog do Arcanjo, essa foto está na sala da minha casa. Segue sendo uma das fotos que mais amei ter feito. Espero que vocês gostem dela também!
Annelize Tozetto é fotojornalista formada pela UEPG, especialista em Jornalismo Literário pela FAVI e pós-graduanda em Fotografia como Suporte para a Imaginação. Fotografa espetáculos teatrais desde 2010, quando passou a cobrir o Festival de Curitiba. Nascida em Ponta Grossa, no Paraná, atualmente vive em São Paulo, onde trabalha como assessora parlamentar da Deputada Isa Penna (PSOL-SP) na Alesp. Colabora com o Blog do Arcanjo desde 2012.
Siga @annelizetozetto
+ Annelize Tozetto no Blog do Arcanjo
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.