Ícone do site Blog do Arcanjo

Trans, negros e asiáticos fazem história com indicações ao Emmy 2021

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Com trans, negros e asiáticos indicados em sua 73a edição, o Emmy Awards confirma a importância da diversidade na TV. A lista da Television Academy ao considerado Oscar da TV nos Estados Unidos é um verdadeiro marco histórico quando o assunto é representatividade.

Em 2021, 49 indicados pela atuação e reality show são pessoas não-brancas. O maior número da história. A edição consagra ainda a primeira indicação de uma atriz trans em uma categoria principal de atuação para Mj Rodriguez, protagonista da aclamada série Pose. Ela sucede Rita Moreno como segunda mulher latina a estar entre indicadas a melhor atriz de série dramática.

“É incrível, e não é só para mim. Estou ganhando para tantas pessoas lá fora, tantos bebês lá fora, a geração que vem depois de mim – é para ela, não é para mim ”, celebrou a atriz. “É louco. De todo o tempo que trabalhei e me esforcei, sempre achei que estaria em um lugar de estabilidade e possivelmente chegaria a um ponto de estar nesta posição. Mas eu nunca pensei em um milhão de anos que acordaria um dia e veria que fui indicada como Melhor Atriz Principal em Série Dramática”, pontuou.

Mj Rodriguez é a primeira atriz trans a ser indicada em categoria principal de atuação do Emmy na história – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

A edição também registrou a primeira vez em que co-protagonistas negros são indicados pela mesma série com Jonathan Majors e Jurnee Smollett, de Lovecraft Country. Ao lado de Regé-Jean Page, de Bridgerton, todos são estreantes na premiação.

O musical Hamilton, repleto de diversidade, rendeu indicações para Lin-Manuel Miranda, Leslie Odom Jr, Daveed Diggs, Anthony Ramos, Jonathan Groff e Renée Elise Goldsberry.

Bowen Yang: primeiro descendentes de asiáticos a ser indicado ao Emmy como melhor ator coadjuvante em comédia – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Bowen Yang, de Saturday Night Live, é o primeiro artista de ascendência asiática a ser indicado como ator coadjuvante em uma comédia, e Phillipa Soo, de Hamilton, se junta a ele como a primeira atriz coadjuvante asiática a ser indicada em uma minissérie.

Michaela Coel é primeira mulher negra a ser indicada ao mesmo tempo como Melhor Atriz e Melhor Roteiro ao Emmy – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Falando em representatividade, outro feito é o da série I May Destroy You, que concorre a nove estatuetas, o que inclui Melhor Atriz e Melhor Roteiro em Minissérie para a atriz e criadora Michaela Coel. Já A Black Lady Sketch Show disputa em cinco categorias.

Na categoria de atriz principal de drama, três mulheres negras foram indicadas: Uzo Aduba (In Treatment), Mj Rodriguez e Jurnee Smollett. Apenas duas mulheres negras levaram a estatueta pra casa: Viola Davis, por How to Get Away With Murder, em 2015, e Zendaya por Euphoria, em 2020.

Pelo jeito, o 73º Emmy Awards 2021, em 19 de setembro, promete ser a noite da diversidade.

73º Emmy Awards 2021

Comédia

Melhor Atriz

Melhor Ator

Melhor Atriz Coadjuvante

Melhor Ator Coadjuvante

Melhor Atriz Convidada

Melhor Ator Convidado

Melhor Série de Comédia

Minisséries, filmes para TV e antologias

Melhor Atriz

Melhor Ator

Melhor Atriz Coadjuvante

Melhor Ator Coadjuvante

Melhor Minissérie

Melhor Filme para TV

Drama

Melhor Atriz

Melhor Ator

Melhor Atriz Coadjuvante

Melhor Ator Coadjuvante

Melhor Atriz Convidada

Melhor Ator Convidado

Melhor Série de Drama

Variedade e competições

Talk shows

Realities de Competição

Melhor Apresentador de Reality Show

Realities de bastidor ou spin-off

Programa de Sketches

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:
Sair da versão mobile