Titane vence Festival de Cannes com 2ª mulher a ganhar Palma de Ouro: veja vencedores
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
O 74º Festival de Cannes anunciou neste sábado (17) os vencedores. Titane, da francesa Julia Ducournau, levou a Palma de Ouro, concedida ao melhor filme do festival. O longa foi anunciado antes da hora pelo presidente do júri, o cineasta norte-americano Spike Lee.
Ela é a segunda mulher na história a ganhar a Palma de Ouro. Apenas a neozelandesa Jane Campion, com O Piano, havia conquistado o feito em 1993, quando seu longa dividiu o principal prêmio do festival francês com Adeus, Minha Concubina, do chinês Chen Kaige.
Titane foi descrito pela diretora como “uma história de amor e aceitação” conquistou o júri, que contou também com o cineasta brasileiro Kleber Mendonça Filho. Coprodução entre México e Brasil, A Noite do Fogo conquistou uma Menção Especial do Júri na Mostra Un Certain Regard (Um Certo Olhar).
Titane chegará ao Brasil pela plataforma Mubi. “Depois de traumatizar Cannes com seu surpreendente e selvagem novo filme, Julia Ducournau fará sua grande estreia em nossa programação. Titane chega em breve na MUBI”, anunciou a plataforma. garantiu a plataforma. Ainda não se sabe se o longa vencedor da Palma de Ouro em Cannes será distribuído nos cinemas do Brasil.
O filme sobre um serial killer tema seguinte sinopse: “Após uma série de crimes inexplicáveis, um pai se reencontra com o filho que estava desaparecido há 10 anos. Titano: Metal altamente resistente ao calor e à corrosão, com ligas de alta resistência à tração.”
O Blog do Arcanjo apresenta a lista completa dos vencedores de Cannes.
Vencedores do 74º Festival de Cinema de Cannes
Palma de Ouro Titane, da francesa Julia Ducournau
Grand Prix dividido entre o finlandês Hytti nro 6 e o iraniano Ghahreman
Melhor interpretação masculina Caleb Landry Jones, de Nitram
Melhor interpretação feminina Renate Reinsve, de Verdens Verste Menneske
Melhor diretor Leos Carax por Annette
Prêmio do Júri dividido entre Memoria, do tailandês Apichatpong Weerasethakul, e Ha’Berech, do israelense Nadav Lapid
Melhor roteiro Drive My Car, dos japoneses Hamaguchi Ryusuke e Takamasa Oe
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.