Com Festa do Interior, disco Fantasia de Gal Costa faz 40 anos
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Disco fundamental do cancioneiro brasileiro, o álbum Fantasia da maravilhosa Gal Costa completa 40 anos neste 2021.
O Blog do Arcanjo lembra que o LP lançado pela Philips tem uma história bem controversa. O show da turnê Fantasia foi gravado ao vivo em 23 de junho de 1981 e foi um tremendo sucesso de acordo com o público, porém, devido a problemas técnicos, a crítica, que naquela época era implacável, não perdoou a cantora.
Gal, por sua vez, pegou o repertório do show e levou para o estúdio, lançando o álbum no dia 15 de novembro de 1981.
Fantasia é um dos maiores êxitos da carreira de Gal Costa
Contando com vários sucessos como Meu Bem, Meu Mal, Tapete Mágico e Massa Real de Caetano Veloso, Açaí de Djavan, Canta Brasil, de David Nasser e Alcyr Pires Vermelho.
O álbum também contava com o frevo Festa do Interior, de Abel Silva e Moraes Moreira, uma das canções mais conhecidas de Gal, além de ser um dos maiores responsáveis pelo seu sucesso internacional, principalmente na Argentina, onde o hit é presença obrigatória em qualquer festa.
Algumas das músicas presentes neste álbum dos idos anos 1980 são facilmente escutadas ainda hoje em qualquer lugar do Brasil, nessa voz singular e interpretação magnífica que só Gal Costa possui e que são suas marcas registradas.
Um álbum que merece ser celebrado e escutado por muitos anos mais!
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.