Ícone do site Blog do Arcanjo

Ney Matogrosso chega aos 80 anos com disco e biografia sobre trajetória livre e sensual

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Ney Matogrosso comemora 80 anos de vida no próximo 1º de agosto. Para celebrar, no dia 23 de julho sai sua biografia escrita pelo jornalista Julio Maria, responsável também por uma recente biografia de Elis Regina. O livro Ney Matogrosso – A Biografia é fruto de cinco anos de investigações e entrevistas, adentrando nos detalhes e nas intimidades da vida do artista que revolucionou não apenas a cultura nacional, mas também “marcou para sempre a vida brasileira”, nas palavras de Caetano Veloso, em nota para o livro.

Uma vida em busca da liberdade

Intitulado como Ney Matogrosso – A Biografia, a liberdade dada ao autor Julio Maria para escrever os detalhes da vida do artista teve que passar previamente pelos olhos do próprio Ney. Não pelo medo de ter algum segredo revelado, mas por medo de ser escrito algo que não esteja relacionado com a verdade segundo o artista.

Ney já escreveu uma autobiografia: Vira-Latas de Raça – Memórias, que apesar da excelente qualidade é a visão dele sobre si mesmo, unilateral, além de uma outra biografia na qual o cantor diz haver algumas mentiras um tanto quanto problemáticas, Um Cara Meio Estranho de Denise Pires Vaz.

Diante dessa experiência, Ney tomou as rédeas da obra de Julio Maria antes de sua publicação, no que o jornalista atendeu de forma amigável.

Ney é um verdadeiro artista. Nascido em Bela Vista, no Mato Grosso do Sul, viveu sua adolescência em uma vila militar com o pai, decidindo abandonar a família e os dogmas católicos para buscar seu próprio caminho pelo mundo aos 17 anos.

O artista que se tornou conhecido primeiramente com o grupo Secos e Molhados, ícone da música nos anos 1970 e cuja maquiagem foi copiada pelos integrantes da banda Kiss, trilhou seu caminho com sensualidade, maestria e brilhantismo pelos tempos de ditadura com seus trejeitos e voz que superaram as divisões de gênero.

Liberdade é uma palavra que sempre integrou a vida e a obra deste grande artista da música brasileira. Juntamente com Ney Matogrsso – A Biografia, será lançado um álbum em comemoração aos 80 anos do cantor, com 16 canções que ele sempre sonhou interpretar. Ney 80 Anos é o nome do disco.

E também o Instagram do queridíssimo Ney Matogrosso:

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:
Sair da versão mobile