Mostra Ecofalante de Cinema tem 101 filmes de 40 países e 30 inéditos: grátis e online

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Começa em 11 de agosto a Mostra Ecofalante de Cinema. O evento vai até 14 de setembro e celebra sua 10ª edição (online, gratuita e acessível para todo o país). São 101 títulos de 40 países, 30 deles inéditos no Brasil. Trata-se do do mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado às temáticas socioambientais.
Abertura, no dia 11, a partir das 19h, será com o premiado filme O Novo Evangelho, de Milo Rau, eleito o melhor documentário no Swiss Film Awards 2021 . Sua narrativa imagina o que Jesus pregaria no século 21 e atualiza a crucificação.
Entre os brasileiros, haverá pré-estreia mundial de A Bolsa ou a Vida, de Silvio Tendler. O longa propõe refletir sobre o tema ‘o que virá depois da pandemia?’. A obra traz entrevistas com Ailton Krenak, o padre Júlio Lancelotti, o cineasta Ken Loach, a drag queen e professora Rita von Hunty, entre outros.
Entre os estrangeiros, estão os aguardados Jogo do Poder de Costa-Gavras, cineasta vencedor do Oscar e do prêmio de melhor direção no Festival de Cannes, A História do Plástico, de Deia Schlosberg, o documentário expõe a “verdade inconveniente” por trás da poluição do plástico, material onipresente em nossas vidas, Mulheres de Farda, de Deirdre Fishel, conta as histórias das mulheres policiais em Minneapolis (EUA), e Solo Fértil, narrado pelo ator e ativista ambiental Woody Harrelson, o filme aborda um grupo revolucionário de ativistas, cientistas, agricultores, políticos e artistas ativistas (Ian Somerhalder – The Vampire Diaries, Gisele Bündchen, etc, ), que se unem em um movimento global chamado Agricultura Regenerativa.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.