Morre Paulo José, um dos maiores atores do Brasil, aos 84 anos
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Morreu o ator Paulo José, um dos maiores atores do Brasil, aos 84 anos, nesta quarta (11), vítima de complicações provocadas por uma pneumonia. Ele estava internado havia 20 dias.
Dono de sensibilidade ímpar, Paulo José deixa mulher e quatro filhos: Ana, Bel e Clara Kutner, de seu relacionamento com a atriz Dina Sfat, além Paulo Henrique Caruso, fruto de seu atual casamento.
A última novela do artista foi Em Família, de Manoel Carlos, em 2014, como Vovô Benjamim. Ele ainda fez o icônico Orestes em Por Amor, do mesmo autor, entre 1997 e 1998, personagem que enfrentava o alcoolismo e fazia par romântico com Regina Braga.
O artista ainda fez parte da história do teatro brasileiro, ao lado da primeira mulher, Dina Sfat, e também esteve em grandes filmes, como Todas as Mulheres do Mundo, de Domingos de Oliveira, O Palhaço, de Selton Mello, além de outros clássicos como Macunaíma e Policarpo Quaresma. Ele ainda sofria de Mal de Parkinson, doença que enfrentou com dignidade até o fim, transformando suas limitações motoras em poesia cênica.
O Blog do Arcanjo lamenta profundamente uma perda tão significativa para a cultura brasileira e envia os sentimentos aos amigos, familiares e fãs do grande artista.
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.
1 Resultado
[…] Sua mulher, a também atriz Glória Menezes, de 86 anos, segue internada, também com Covid-19, no mesmo hospital, mas ela reagiu melhor à evolução da doença. Sua perda entristece ainda mais o mundo das artes, após a morte de Paulo José, outro grande ator, nesta quarta (11), vítima de uma pneumonia, aos 84 anos. […]