Inspirado tanto no primeiro romance de Darcy Ribeiro, quanto na própria trajetória de busca de sua própria identidade e seu lugar étnico-social no Brasil, a atriz Jéssica Meireles estará em curta temporada com o monólogo Maíra – Caminhos Ancestrais. A peça estará em cartaz de 26 a 29 de agosto, sempre às 19h, no Teatro Glauco Gill com ingressos a R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia). Maíra – Caminhos Ancestrais foi contemplada pelo Prêmio FUNARJ de Montagem Teatral – 2020.
A busca da identidade indígena pelos seus ancestrais
Jéssica Meireles interpreta Tuxaua, uma representante indígena pressente sua morte e acaba por relembrar toda sua trajetória, desde a chegada dos primeiros navegantes portugueses em terras brasileiras. A atriz e dramaturga traça um paralelo entre uma aldeia ficcional e seus desejos reais de se reencontrar com sua história e seus ancestrais, além de questionar o seu sentimento de não pertencimento a um determinado grupo étnico racial. Nas palavras da própria Jéssica: “Esse espetáculo é também uma tentativa minha de reconstruir e me conectar com um dos meus caminhos ancestrais, guiada pelas palavras sopradas ao vento por minha bisavó e minha tataravó, mulheres indígenas, apagadas da memória-herança familiar. Elas também estarão presentes na peça”.
O espetáculo é fruto do encontro de dois expoentes grupos de Iguaçu, o Grupo Artesão Teatro, com 7 anos de existência e se destaca por seus questionamentos acerca dos povos excluídos, marginalizados e perseguidos socialmente no país, e também pela Cia Teatro Baixo, que tem 6 anos e trabalha com pesquisas sobre o Teatro Psicofísico e guiados por mestres do teatro como Constantin Stanislavski e Jerzy Grotowski.
Retire aqui o seu ingresso para Maíra – Caminhos Ancestrais antecipadamente através do Sympla.
Confira o Instagram do Grupo Artesão Teatro e também da Cia Teatro Baixo com chamadas para a peça: