Negra e feminista, Aline Torres é nova secretária de Cultura de São Paulo
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Horas depois do pedido de demissão de Alê Youssef da Secretaria de Cultura de São Paulo, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) anunciou Aline Torres como a nova secretária de Cultura da maior metrópole e principal capital cultural do Brasil.
Relações públicas pós-graduada em Gestão de Projetos Culturais na ECA-USP, ela atuava até hoje como adjunta da Secretaria de Inovação e Tecnologia da Prefeitura.
Aline já foi candidata a deputada federal pelo PSDB em 2018. No ano passado, concorreu à Câmara dos Vereadores pelo a vereadora pelo MDB, partido do atual prefeito paulistano.
Pós graduada em Gestão de Projetos Culturais pela ECA-USP, Aline é conhecida por militar na área cultural e participar dos movimentos negro e feminista.
Aline já revelou que seu avô foi escravizado no Recôncavo Baiano por um prato de comida. E mudou-se com a mãe para São Paulo, onde sua família se estabeleceu em Pirituba, bairro da periferia paulistana na zona noroeste da cidade.
A nova secretária fez cursinho gratuito de projeto social para entrar no curso de relações públicas. Atualmente, é embaixadora do Brasil no Conselho Pan-Africano (Pan-American Council).
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.
1 Resultado
[…] simples presença de Aline, 35, uma mulher negra, jovem, de Pirituba, na periferia paulistana, neta de um homem negro escravizado, em um lugar de […]