Prêmio Solano Trindade lança livro com 3 dramaturgos negros e novo edital
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Valorizar a dramaturgia negra contemporânea é um dos focos do Prêmio Solano Trindade, criado em 2020 pela Adaap (Associação dos Artistas Amigos da Praça) e SP Escola de Teatro, ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Nesta quinta (9), às 20h, no YouTube da Escola terá o lançamento da primeira edição do livro Prêmio Solano Trindade – Coletânea Jovens Dramaturgos Negros 2020.
3 novos dramaturgos negros
Prêmio Solano Trindade – Coletânea Jovens Dramaturgos Negros 2020 traz três peças de jovens dramaturgos negros estudantes de teatro, que saíram vitoriosas no concurso do edital lançado em 2019: “Guerras Urbanas”, de Camila de Oliveira Farias, do Rio de Janeiro, “Como Criar para um Corpo Negro sem Órgãos?”, de Lucas Moura, de São Paulo, e “Medeia Homem”, de Robinson Oliveira, do Rio Grande do Sul.
O bate-papo terá como temática o panorama da nova produção dramatúrgica de jovens autores negros no Brasil, já que o concurso do Prêmio Solano Trindade é de âmbito nacional. Participam da conversa online os autores selecionados e a comissão avaliadora, formada pela dramaturga e diretora Luh Maza, o bibliotecário Ueliton Alves, o jornalista Miguel Arcanjo Prado e a coordenadora de Dramaturgia da Escola, Marici Salomão, além do diretor executivo da SP Escola de Teatro e Adaap, Ivam Cabral.
2ª Edição do Prêmio Solano Trindade
Também nesta quinta (9), acontece o lançamento do edital 2021 do Prêmio Solano Trindade, que deve selecionar mais três peças de jovens dramaturgos negros a serem lançadas em livro em 2022 e ficará disponível no site da instituição. A premiação é uma homenagem ao ator, diretor, cineasta, escritor e militante pernambucano Francisco Solano Trindade (1908-1974), em cuja obra fez marcantes denúncias contra o racismo e o preconceito no Brasil.
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.