Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Uma das atrizes mais versáteis de sua geração, Drica Moraes está novamente no ar na reprise de Verdades Secretas na Globo. Ela, que já havia trabalhado com o autor Walcyr Carrasco em novelas de época como Xica da Silva e O Cravo e a Rosa, considera a trama contemporânea vencedora do Emmy um de seus melhores trabalhos. “Walcyr é uma espécie de padrinho, me deu grandes personagens ao longo da carreira”, pontua.
Nesta entrevista ao Blog do Arcanjo, a atriz revela que o papel lhe rendeu muito reconhecimento junto aos telespectadores. “O público enlouquecia nas ruas e nas redes sociais. Me pediam pra abrir os olhos e enxergar! Parecia teatro infantil: ‘Olha o lobo mau!’. O público esperava a queda da personagem, mas com muito amor pela Carolina e compaixão pela sua inocência”, recorda a atriz carioca de 52 anos.
Na trama de Walcyr Carrasco, a personagem de Drica, Carolina, é mãe de Angel (Camila Queiroz) e se envolve com o milionário Alex (Rodrigo Lombardi) acreditando que está vivendo um conto de fadas, sem imaginar que ele é apaixonado por sua filha.
“A Carolina é ingênua, doce, que acredita no amor romântico. Ela é enganada pelo marido e pela filha e fica sempre tentando acreditar que está tudo certo. O público espera o tempo inteiro ver a sua queda, a sua dor. Mas acompanha com carinho porque ela é uma mulher de bem e embarca em um casamento de conto de fadas por acreditar nas pessoas sem questionamento”, analisa Drica durante o papo, no qual ainda lembra que ganhou o papel por acaso do destino: “Entrei substituindo a Deborah Secco quando ela engravidou, e em uma semana comecei a trabalhar”.
Leia com o toda a calma do mundo.
Blog do Arcanjo – Como a Carolina marcou a sua carreira?
Drica Moraes – Eu entrei substituindo a Deborah Secco quando ela engravidou, e em uma semana comecei a trabalhar. A preparação foi muito rápida. Dei conta de um trabalho intenso, física e emocionalmente, e tive enorme reconhecimento. Foi uma glória para mim.
Blog do Arcanjo – Qual a principal lembrança que você tem do período de gravação?
Drica Moraes – Fui muito cuidada pelo Mauro Mendonça Filho e pelo Walcyr Carrasco. Essa parceria foi fundamental para que tudo fluísse bem. Maurinho é um dos melhores diretores com quem já trabalhei na TV. E Walcyr é uma espécie de padrinho, me deu grandes personagens ao longo da carreira.
Blog do Arcanjo – Como era a relação com o elenco nos bastidores?
Drica Moraes – Lembro de muito carinho e amor envolvido na relação com Camila (Queiroz), Ana Lúcia (Torre), e Bel Kutner. Fizemos um núcleo familiar de mulheres fortes, apaixonadas. Lembro muito de abraços e beijos, coisas que estamos tão carentes atualmente no nosso trabalho. O encontro físico, o calor do encontro. Em todas as cenas nos abraçávamos, nos beijávamos, ríamos e chorávamos.
Blog do Arcanjo – O público o abordava muito nas ruas por conta da trama quando ela foi exibida originalmente?
Drica Moraes – O público enlouquecia nas ruas e nas redes sociais, me pediam para abrir os olhos e enxergar! Parecia teatro infantil: “Olha o lobo mau!”. O público esperava a queda, mas com muito amor pela Carolina e compaixão pela sua inocência.
Blog do Arcanjo – Qual o maior desafio desse trabalho?
Drica Moraes – Acho que o mais desafiador foi entrar no projeto em tão pouco tempo. O primeiro capítulo todo era em cima da minha personagem, quilos de texto pra estudar e tudo mais.
Blog do Arcanjo – A trama fez muito sucesso em 2015 e está sendo muito bem recebida agora. A que você atribui o sucesso da história?
Drica Moraes – Acho que poder, sexo, dinheiro, família, traição, amor, desejo, vingança… são temas que sempre atraíram e sempre atrairão o público. É sobre eles que foram escritas todas as grandes obras literárias. É o que há de mais humano entre os seres humanos.
Blog do Arcanjo – Você está assistindo novamente à trama? É muito autocrítico ao rever um trabalho antigo?
Drica Moraes – Sim. Amo rever meus trabalhos. Não sou muito crítica comigo nos trabalhos antigos. Sofro mais e sou mais exigente quando estou executando. Me perdoo por todos os meus erros e excessos. Vibro com meus acertos!
Blog do Arcanjo – Quais são seus próximos projetos?
Drica Moraes – Espero o lançamento de dois filmes prontos: Pérola, de Murilo Benício e As Verdades, de José Eduardo Belmonte.
Com Comunicação Globo
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.