Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Morreu o ator Luiz Carlos Araújo, um dos astros mais queridos e respeitados do teatro musical brasileiro, aos 42 anos. A causa da morte ainda não foi confirmada e uma investigação de morte suspeita foi aberta no 2º Distrito Policial do Bom Retiro. O corpo do ator foi encaminhado ao IML para ser periciado e também um laudo foi solicitado ao Instituto de Criminalística (IC). O Blog do Arcanjo enviou mensagem à Secretaria de Segurança Pública de São Paulo pedindo mais informações sobre o caso, que ainda está em apuração.
O velório será nesta segunda (13), das 10h às 11h no Cemitério da Vila Formosa, na zona leste de São Paulo. Por conta da pandemia, a despedida será restrita a familiares e amigos mais próximos, com entrada na sala de 15 em 15 pessoas e o caixão estará lacrado. O sepultamento será na sequência.
Além de dezenas de espetáculos, Luiz Carlos Araújo atuou em inúmeras publicidades e também em produções da teledramaturgia da Globo, como a série Dalva e Herivelto, e também no SBT, onde fez a novela Carinha de Anjo, e ainda produções na TV Cultura e Canal Brasil.
Ele ainda trabalhava como locutor e integrava o Clube da Voz, que reúne os principais locutores comerciais do país. E ainda fazia eventos como apresentador e mestre de cerimônias. Sempre simpático e muito elegante no trato com os colegas e com a imprensa, era nome muito querido e disputado no mercado artístico e publicitário.
Amiga de Luiz Carlos Araújo, atriz Marilice Cosenza conta o que se sabe
“Ainda não se sabe a causa da morte dele! A policia está terminando a investigação. Saí agora da delegacia aonde estive ontem a noite toda com a família dando depoimentos”, declarou na manhã deste domingo (12) a atriz Marilice Cosenza, que era amiga de Araújo e contracenou com ele em vários musicais.
“Parece um pesadelo. Luiz era meu melhor amigo, e eu e outra amiga tentamos falar com ele há alguns dias e ontem o dia todo sem conseguirmos pois o celular estava desligado. Conversei com amigas e que foram no apto dele para sabermos notícias. Com a polícia e um chaveiro, acharam ele falecido na cama parecia já há uns 3 dias”, contou.
“Falei com ele no domingo [5/9] e fui uma das últimas. Tudo triste e inacreditável. Assim que eu tiver mais informações inclusive do velório eu aviso. Oremos por ele, lembremos da alegria dele e celebremos a arte como ele brilhantemente fazia”, pediu Marilice.
Nota da Secretaria de Segurança Pública sobre a morte do ator Luiz Carlos Araújo
A Secretaria de Segurança Pública enviou na tarde deste domingo (12) a seguinte nota ao Blog do Arcanjo sobre a morte de Luiz Carlos Araújo.
“Um artista, de 42 anos, foi encontrado morto em sua residência, na tarde de sábado (11/09), por volta das 17h, na Rua Aurora, no bairro República, na região central de São Paulo.
De acordo com testemunhas, elas estavam tentando contato com a vítima há alguns dias e ela não respondia a mensagens. Preocupadas, elas foram até o local onde o homem morava verificar o que havia ocorrido.
Ao se aproximarem da porta do apartamento, foi possível sentir um forte odor. Policiais militares foram acionados e, ao entrarem no local, encontraram o corpo da vítima.
O caso foi registrado como morte suspeita pelo 2º Distrito Policial (Bom Retiro), que solicitou perícia aos institutos Médico Legal (IML) e de Criminalística (IC).“
Luiz Carlos Araújo era muito querido na classe artística
A notícia da morte de Luiz Carlos Araújo pegou de surpresa amigos, familiares, artistas e fãs, que estão consternados com o triste fato.
O ator era muito querido na classe artística, tanto pelo seu talento, quanto pelo seu profissionalismo. Dono de voz aveludada e presença cênica marcante, ele protagonizou musicais como Tieta, O Primo Basílio, Zorro, Rapsódia dos Divinos, Garota Glamour, O Musical dos Musicais, Grease, A Sessão da Tarde, Pelo Telephone, Lisbela e o Prisioneiro, Dois Filhos de Francisco e Alegria Alegria. Ele ainda protagonizaria Lilás, musical com canções de Djavan, ao lado da atriz Ligia Paula Machado, com quem fez par em vários espetáculos.
A atriz Camilla Camargo fez uma vídeo de despedida emocionado para Luiz Carlos Araújo em suas redes. “Não consigo acreditar, não dá, não quero acreditar. Te conheci com meus 9 anos e de lá pra cá foram palcos divididos, histórias, abraços, carinho, que estão eternizados. Você já foi meu amigo, vilão, gato, avô e no nosso último trabalho vc foi meu irmão. Nós dois librianos, adorávamos compartilhar isso tb e já comemoramos juntos essa alegria. Te amo pra sempre, esses abraços estarão comigo pra sempre, sinto que vc não conhecerá meus pequenos como estávamos combinando, essa pandemia tirou isso da gente mas Deus nos deu muitos outros momentos pra ficarem eternamente no meu coração. Está doendo Lu, está doendo muito. O céu terá um dos artistas mais talentosos pra abrilhantar aí em cima e a gente fica aqui na saudade. Até breve”, escreveu no Instagram.
Luiz Carlos Araújo integrava o Clube da Voz
O Clube da Voz, que reúne os maiores profissionais da locução no Brasil, do qual Luiz Araújo fazia parte, publicou nota oficial em sua homenagem.
“Com imenso pesar comunicamos o falecimento de nosso associado Luiz Carlos Araújo. Luiz foi um grande profissional e ser humano, construiu uma incrível carreira nos palcos, nas telas e na locução, estando presente na vida de muitas pessoas. Ele nos deixa com uma imensa saudade, mas principalmente, com uma enorme admiração. Neste momento de imensa tristeza, prestamos condolências e apoio aos familiares e amigos. Que Luiz descanse em paz e que sua arte permeie para além deste plano.”
“Obrigada por tudo, Luiz”, postou a produtora teatral Cintia Abravanel, que trabalhou com ele no Teatro Imprensa. “Não dá para acreditar”, resumiu a atriz Sara Sarres. “Simplesmente inacreditável”, disse o ator Fred Silveira. “Desolado! Uma pessoa incrível! Um grande artista”, afirmou Marllos Silva, diretor e idealizador do Prêmio Bibi Ferreira, cuja conta no Instagram foi a primeira a noticiar a morte de Luiz Carlos Araújo.
Luiz Araújo cantou para pacientes de Covid-19
Durante a pandemia, ele se destacou com um trabalho social repleto de sensibilidade: cantava para os pacientes de Covid-19 no Hospital Emílio Ribas, como contou reportagem do Blog do Arcanjo em agosto de 2020, o que ajudou muitas pessoas a terem força para vencerem o coronavírus. Veja o vídeo de Luiz cantando para quem enfrentava a doença:
Blog do Arcanjo homenageia Luiz Carlos Araújo com imagens de sua brilhante carreira nos palcos e na TV
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.