Edson Lopes Jr. | Como melhorar um roteiro
Por EDSON LOPES JR.
@edson_lopes_jr
Produzir imagens de eventos é um exercício de paciência, de crença no improviso e na imprevisibilidade. Todo evento tem um roteiro do que deve, ou deveria acontecer. A partir disso, conseguimos imaginar os possíveis locais ou cenas que acontecerão. Não é o caso quando se trata de José Celso Martinez Corrêa. Para o icônico fundador e diretor do Teat(r)o Oficina há mais de 60 anos, não existe roteiro.
Em 18 de dezembro de 2019, aconteceu a 1ª Edição do Prêmio Arcanjo de Cultura, no Theatro Municipal de São Paulo, uma noite histórica de encontro e de festa dos profissionais que resistiram fazendo arte em 2019, mesmo diante da situação complicada do setor no País.
A festa foi como um grito de resistência e de sobrevivência no Brasil. Fui um dos fotógrafos oficiais do evento junto da excelente profissional Annelize Tozetto.
Na cerimônia repleta de diversidade e representatividade foram contemplados vencedores em cada uma das cinco áreas: Artes Visuais, Cinema, Música, Streaming TV e Teatro, além de alguns homenageados com o Prêmio Especial.
Zé Celso já havia subido ao palco e recebido das mãos do jornalista, crítico de artes e idealizador do Prêmio, Miguel Arcanjo Prado, o prêmio para o Teat(r)o Oficina, prêmio mais que merecido pela ousadia proposta por Zé Celso e seus artistas nas obras produzidas no Oficina.
O Prêmio Arcanjo continuou sua programação e uma das atrações foi justamente a apresentação dos artistas do Teat(r)o Oficina.
Zé Celso, que estava sentado na plateia se levantou, cantando, dançando, ao lado de Miguel Arcanjo Prado, e incentivando todo o público presente no Municipal a cantar em uníssono a música Roda Viva, de Chico Buarque, um dos grandes momentos da noite.
Mais um episódio incrível que a fotografia me proporcionou documentar. O roteiro, que já estava bom, se transformou num momento mágico e inesquecível. Retificando o que escrevi no início do texto, para Zé Celso existe roteiro sim. Ele apenas melhora o roteiro. Ainda bem!
Edson Lopes Jr. é fotógrafo, videomaker e especialista em imagens com drone. Tem experiência nos principais veículos e instituições, como Folha de S.Paulo, Agora, R7/Record, UOL, Veja, Estadão, Governo de São Paulo e Prefeitura de São Paulo. Colabora com o Blog do Arcanjo desde seu começo em 2012.
Siga @edson_lopes_jr
+ Edson Lopes Jr. no Blog do Arcanjo
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.