Diva dos palcos, Claudia Raia aposta em texto e canções originais para reaquecer indústria dos musicais no Brasil em temporada no Teatro Procópio Ferreira, em SP
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Casal porta-bandeira do teatro musical brasileiro, Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello estrearam nesta sexta (1º) o novo espetáculo do casal no Teatro Procópio Ferreira, Conserto para Dois, O Musical. Ambos se dividem em 12 personagens para contar os dilemas do amor do escritor Ângelo Rinaldi (Jarbas) com a diva de cinema Luna de Palma (Claudia).
Para “incentivar um teatro musical extremamente brasileiro”, a estrela encomendou o texto original à dramaturga Anna Toledo. E incumbiu as canções inéditas aos compositores Tony Lucchesi e Thiago Gimenes. “É uma emoção muito grande voltar ao palco, ter esse reencontro com o público. Estamos planejando esse retorno há algum tempo já. Eu sempre fui uma mulher muito ativa, emendava novela com teatro. Não estava acostumada a ficar tanto tempo longe da coxia”, afirma Claudia Raia ao Blog do Arcanjo.
É uma emoção muito grande voltar ao palco, ter esse reencontro com o público.”
Claudia Raia, atriz
Antes da pandemia, em 2019, a produção foi aplaudida em oito cidades brasileiras e levou ao teatro 14 mil pessoas. Na temporada de Portugal, o sucesso se repetiu com bilheteria esgotada em todas as sessões. O que Claudia e Jarbas pretentem agora repetir, com a retomada dos espetáculos presenciais em São Paulo.
“O teatro é o lugar onde os sonhos se realizam, onde você vê a mágica acontecer sem ter uma mediação. É tudo ali, diante dos seus olhos. Conserto para Dois, O Musical tem características muito fantásticas: um navio, o Sinfonia dos Mares, que vai se desdobrando e se tornando todos os espaços que precisamos para contar a história, dois atores interpretando os 12 personagens, que são muito diferentes entre si, músicas que são envolventes e que fazem parte do enredo, o que é fundamental em um musical… As pessoas ficam curiosas para entender como tudo aquilo se dá no palco”, afirma Jarbas Homem de Mello, que também assina a direção.
Sobre a retomada, ambos afirma estar realizados de poder voltar aos palcos após o triste período da quarentena. “Até brinquei nas redes sociais que eu talvez nem soubesse mais fazer as vozes dos personagens”, brinca Claudia: “Mas claro que lembro. Estão todos aqui. Agora é colocar todos para fora, cronometrar o tempo das trocas de roupa, que é muito rápido, coisa de 10 segundos e olhe lá, para finalmente abrir a cortina do teatro”.
Musical nas plataformas de áudio
Claudia conta que colocará as canções da peça nas plataformas de áudio. “Vamos lançar as canções nas plataformas digitais. Essa é uma prática muito comum para os espetáculos da Broadway, por exemplo. Tivemos essa ideia e achamos que vai ser muito interessante para o público poder ouvir as músicas fora do teatro também. Apesar de serem fundamentais para o enredo da peça, elas também podem ser ouvidas fora desse contexto e fazerem todo sentido. Já gravamos tudo e já estão na rede”, avisa Claudia.
Coreografias ousadas
Claudia e Jarbas também prometem ao público passos de dança elaborados. “Esse é um espetáculo muito difícil porque cada personagem tem uma partitura corporal e vocal. Eles são muito diferentes entre si. Claudia e Jarbas fazem a transição entre as personagens em questão de segundos. Como acontece em outras produções, eles precisaram aprender tudo ao mesmo tempo: o texto, a música, a coreografia, o tom de cada personagem. É um trabalho impressionante. Claudia e Jarbas conseguem fazer algo assim porque têm uma consciência corporal muito grande”, explica Kátia Barros, que assina a coreografia e codirige a montagem.
“O papel da Kátia é muito importante. Ela acaba sendo meus olhos quando estamos nos ensaios (risos). É até engraçado porque às vezes estamos ensaiando e me chama: ‘Jarbas, preciso que você olhe daqui’. Isso faz muita diferença porque ela me chama para eu ver a cena de um outro ângulo. Isso me dá uma outra perspectiva sobre como estamos fazendo e o que poderia ser diferente”, conclui Jarbas.
Cruzeiro de luxo
O enredo se passa no cruzeiro de luxo Sinfonia dos Mares, onde Rinaldi embarca rumo à Antártida para uma viagem de 30 dias. Com um bloqueio criativo, ele quer esquecer o conturbado fim de seu casamento com sua musa inspiradora. Ele só não podia imaginar que daria de cara justamente com a ex. Luna embarca no mesmo navio seguindo o conselho de sua mãe, Dona Socorro (Jarbas), para fugir do marido. Nestor (Claudia), seu secretário particular, embarca junto nesta aventura.
“Eu cresci assistindo à Claudia Raia fazendo ‘TV Pirata’. Eu queria explorar aquele humor absurdo. Claudia e Jarbas são minhas grandes referências no teatro musical. Acho que assisti a tudo que eles fizeram no teatro nos últimos 20 anos. Os dois têm um sólido arcabouço de recursos cênicos, corporais, vocais. Sabendo para quem eu escreveria, muito dos personagens e situações já se desenharam”, conta Anna Toledo, autora do texto do espetáculo, que foi feito a pedido de Claudia e Jarbas.
Anna assina o texto e as letras das músicas ue compõem o espetáculo. Foram muitas mensagens de áudio trocadas entre ela, o diretor musical, Tony Lucchesi, e Thiago Gimenes, responsáveis pelas canções de Conserto para Dois, O Musical. O trabalho incansável do trio foi necessário para fazer com que as músicas estivessem dentro da narrativa. Afinal, em um musical, a canção também conta a história, leva a trama a novos lugares.
“Os temas foram pensados para dar todo esse clima de comédia. Como são muitos personagens, cada um tem uma característica musical bem marcante, que pretende dialogar muito com o público. Temos o luxo de ter Kátia Barros coreografando. É muito legal ver a conversa entre música e movimento que desenvolvemos. Além disso, Claudia e Jarbas são muito criativos e trazem humor para as canções”, elogia Tony.
Com uma estrutura narrativa ágil, o espetáculo conta com um contrarregra, três maquinistas, um peruqueiro e duas camareiras que ajudam a fazer a troca rápida de figurinos e cenários. Além deles, a equipe tem dois canhoneiros, uma pessoa para o som e outra para luz. O mesmo pode ser dito do figurino. O figurinista Bruno Oliveira trabalhou para criar roupas que traduzissem a essência de cada personagem. E ainda criou vestimentas que ajudassem na transformação dos atores em cena.
Dois atores, muitos personagens
O desenrolar de Conserto para Dois, O Musical e suas mirabolantes reviravoltas são contadas no palco por Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello.
– Luna de Palma, estrela do cinema internacional
– Lena de Paula, uma Drag Queen que se apresenta no Sinfonia dos Mares homenageando sua diva Luna de Palma.
– a terapeuta de Rinaldi, que atende por Skype e está tentando ajudá-lo neste momento difícil com suas consultas e alguns remedinhos;
– Jussara, a camareira de Lena e única pessoa que pode se aproximar dela;
– a sereia (um devaneio de Ângelo Rinaldi);
– e um dos marinheiros do navio, que tem sempre uma dica certeira para dar.
Jarbas, além de dar vida ao famoso escritor Ângelo Rinaldi, personifica:
– Angelo Rinaldi, um escritor de best-seller famoso mundialmente
– Nestor, um escritor de best-seller famoso mundialmente
– Dona Socorro, a mãe de Luna, que vive dando suas opiniões (bem bombásticas) mesmo sem ser solicitada;
– Stenio Estebán, um produtor de cinema argentino;
– Pompeu, um velho milionário que guarda um grande segredo;
– e um dos marinheiros do navio.
Serviço
“Conserto para Dois, O Musical”
Onde: Teatro Procópio Ferreira – Rua Augusta, 2.823 – Cerqueira César | São Paulo
Data de estreia: 1º de outubro de 2021
Dias de exibição: de sexta-feira a domingo
Horários de exibição: 21h, às sextas-feiras e sábados; 19h, aos domingos
Duração: 100 minutos
Classificação indicativa: 10 anos
Ingressos: https://consertoparadois.com.br/
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Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
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