Rapidinhas | Coletivo Negro une integrantes em podcast do Itaú Cultural
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Palavra preta
Com 13 anos de trajetória no teatro, o Coletivo Negro criou dois episódios do podcast Ficções Itaú Cultural – Uma Série de Audiodrama. Jé Oliveira assina a dramaturgia de Madurou Vermelho ou Besouro Espelho, que já pode ser ouvido, e também de Você Está me Ouvindo? Ou Pai contra Mãe, que será disponibilizado no dia 21 de outubro no site do Itaú Cultural. Jé está ao lado de Aysha Nascimento, Flávio Rodrigues e Raphael Garcia, todos fundadores do grupo que é marco do novo teatro negro brasileiro, como este colunista anunciou assim que conheceu o trabalho deles. Lá no comecinho.
Barulinho bom
Assinam as trilhas dos episódios do Coletivo Negro no podcast Ficções Itaú Cultural – Uma Série de Audiodrama os músicos Dani Nega, Fernando Alabê e Gabriel Longhitano. Tocaram durante as gravações com os atores. Quem sabe faz ao vivo.
Fartura digital
A Cia de Teatro Os Satyros segue com programação farta de teatro digital. Sábados e domingos, 16h, tem Millennials, que reflete sobre a novíssima geração tecnológica. Já sábado e domingo, 18h, e segunda, 21h, tem Cabare Dada, uma viagem dadaísta contemporânea. Ingressos gratuitos na Sympla. Corra, Lola, corra!
Cadê você?
A Núclea de Pesquiza Tranzborde faz o Mapeamento Tranzborde. O objetivo é facilitar o acesso a trabalhadoras e trabalhadores de baixa renda muitas vezes invisibilizadas que estão disponíveis no mercado artístico paulistano. O mapeamento permitirá busca por demanda de trabalho e região geográfica no site https://tranzborde.com. Confere lá.
19 anos em 19 dias
Este é o nome da mostra que celebra o aniversário do Grupo XIX de Teatro, de 16 de outubro a 5 de novembro, no canal da trupo no YouTube. Na programação estão obras que marcaram época, como Hysteria e Teorema 21. Aviso dado.
Dor estrutural
Clayton Nascimento faz apresentações digitais de sua peça Macacos, da Cia. do Sal, nos dias 16, 17, 23, 24, 30 e 31 de outubro de 2021, sempre às 21h, no youtube.com/corporastreado. Em cena, o racismo estrutural brasileiro. Tema necessário.
Ventos que Sopram
A música do Pará é foco do documentário Ventos que Sopram – Pará, que estreia no canal Curta!, sob direção de Renato Barbieri. Na obra, o músico Felipe Cordeiro nos leva a conhecer um rico quadro da cena musical paraense, promovendo o encontro dos artistas mais representativos das cenas musicais “de raiz” e contemporânea. Não faltam ícones como Dona Onete, Jaloo, Chimbinha, Pinduca, Curica, Manoel Cordeiro e Gaby Amarantos. Viva o Pará!
Empoderada
Dia 21 de outubro é o aniversário de 80 anos da Mulher-Maravilha. A coluna manda os parabéns para a personagem feminina que inventou o empoderamento.
All That Jazz
João Donato confirmou participação no show de Joyce Moreno no Sesc Jazz, de 15 a 31 de outubro, reabrindo para o público presencial as unidades do Sesc em São Paulo. Coisa boa.
Internacional
O Savassi Festival, também focado no jazz, acontece em Belo Horizonte de 21 a 31 de outubro. Estrela atual do jazz nos Estados Unidos, o norte-americano Aaron Goldberg está confirmado na programação. Que chique.
Vozeirão
Dona de uma das mais belas vozes do Brasil, Paula Lima volta ao palco do Blue Note São Paulo no dia 23 de outubro, às 22h, com seu show Voz e Piano. No repertório, João Donato, Ella Fitzgerald, Roberto Carlos e Chico Buarque. Imperdível.
Vozes de Almodóvar
O curta-metragem A Voz Humana (The Human Voice), primeira produção do diretor espanhol Pedro Almodóvar em inglês, chega às plataformas digitais em 29 de outubro: Now, Amazon Prime, Vivo Play, Google Play e YouTube Filmes. Então, tá.
Viva a Serrinha
O Festival Arte Serrinha celebra 20 anos de história com uma exposição a partir do dia 16 de outubro, no Centro Cultural Carlos Gomes, em Bragança Paulista. Criador do evento, Fábio Delduque assina a curadoria que reúne 30 obras originais de artistas que marcaram a trajetória do evento, além de documentação histórica, até 25 de novembro. Estão todos convidados.
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.