Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Grande dama da dramaturgia e única atriz brasileira indicada ao Oscar, Fernanda Montenegro é celebrada em seu aniversário
Fernanda Montenegro, a grande dama da dramaturgia brasileira – que está prestes a se tornar Imortal pela Academia Brasileira de Letras – completa 92 anos neste sábado, dia 16 de outubro. Para homenageá-la, o Curta! irá exibir o episódio de “Grandes Cenas” dedicado ao filme “Central do Brasil” (1997), de Walter Salles, um dos mais emblemáticos da carreira da atriz.
A série, dirigida por Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno, analisa momentos memoráveis do cinema brasileiro e, neste episódio, conta com o depoimento da própria Fernanda Montenegro. Sua atuação em “Central do Brasil” rendeu uma indicação ao Oscar e ao Globo de Ouro de Melhor Atriz; além da conquista do Urso de Prata no Festival Internacional de Cinema de Berlim e do National Board of Review Award, ambos na categoria Melhor Atriz.
Em “Grandes Cenas”, a atriz fala de seu processo criativo na construção da personagem Dora, e revive a intensa cena da romaria, em que ela perde de vista o menino Josué – interpretado por Vinícius de Oliveira – em meio a centenas de fiéis. A exibição é no sábado, 16 de outubro, às 21h50.
Sábado – 16/10 – ANIVERSÁRIO DE FERNANDA MONTENEGRO
21h50 – “Grandes Cenas” (Série) – Ep.: “Central do Brasil”
A atriz Fernanda Montenegro esmiúça seu processo de composição da personagem Dora em “Central do Brasil” (1997), revivendo a experiência de filmar a intensa cena da romaria, em que Dora perde o menino Josué em meio a centenas de fiéis. Direção: Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno. Duração: 15 min. Classificação: Livre.
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.