Grupo Corpo estreia Primavera com música do Palavra Cantada e poucos bailarinos em cena
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Desde que ele surgiu na década de 1970 com Maria Maria, o dança brasileira jamais foi a mesma. O Grupo Corpo estreia nesta terça, 26 de outubro, sua nova coreografia, Primavera, no Teatro Alfa, com sessões de terça a sexta, 20h30, e sábado, 20h, e domingo, 18h, até 31 de outubro (retire seu ingresso). A companhia mineira traz um respiro de esperança após o caos em seu novo espetáculo.
O novo espetáculo da companhia mineira foi criado durante a pandemia e conta com música de Paulo Tatit e Sandra Peres, do grupo Palavra Cantada. A nova coreografia conta com 35 minutos, incluindo solos, duos e trios, com poucos bailarinos ao mesmo tempo no palco. A coreografias é assinada por Rodrigo Pederneiras, com cenografia e iluminação de Paulo Pederneiras. Já os figurinos são assinados por Freusa Zechmeister.
Gira foi inspirada na umbanda
No mesmo programa será apresentada a coreografia Gira, sucesso de 2017 e vencedor do Prêmio APCA, inspirada nos rituais de umbanda, em parceria com a banda paulistana Metá Metá. Exu, o mais humano dos orixás, é o motivo poético que conduz os onze temas musicais que marcam o espetáculo.
Grupo Corpo tem reconhecimento mundial
Fundado em 1975, em Belo Horizonte (MG), o Grupo Corpo consolidou-se como uma das mais expressivas referências da dança brasileira. Em mais de quatro décadas de atuação, produziu 35 coreografias, a maioria assinadas pelo coreógrafo Rodrigo Pederneiras, cuja linguagem coreográfica deu identidade inconfundível à companhia. Atualmente, o grupo mantém dez balés em repertório e apresenta-se cerca de 70 vezes por ano – no Brasil e em turnês pelas mais diversas regiões do mundo. A cada dois anos, realiza estreias de novas criações.
Retire seu ingresso para o Grupo Corpo!
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.