Os Crespos retomam Terças Crespas presenciais e grátis no Centro Cultural São Paulo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Um dos principais grupos de teatro de São Paulo com 16 anos de atividades, a Cia Os Crespos retoma presencialmente as Terças Crespas em nova parceria com o Centro Cultural São Paulo. Serão duas edições especiais neste novembro, mês do Dia da Consciência Negra. A entrada é gratuita com ingressos distribuídos uma hora antes na bilheteria do CCSP (Rua Vergueiro, 1000, metrô Vergueiro). O Blog do Arcanjo adianta as datas, temas e convidados dos dois encontros.
09/Novembro, 19h30 – “A crítica e a performance Negra”
com Kil Abreu, Miguel Arcanjo Prado, Bruno Cavalcanti, Malu Avelar e Clayton Nascimento
Os convidados discutirão pontos de vista sobre a abertura da crítica e do cenário cultural para obras de artistas negras e negros, a partir de um panorama de proposições estéticas e de agenciamentos, que os grupos e artistas negros tem levantado na última decáda na cidade de São Paulo. Os críticos convidados serão provocados, através de intervenções artísticas, a pensar abordagens para tecer análises sobre as performances negras contemporâneas, em diálogo com artistas provocadores.
30/Novembro, 19h30 – “Questão de pele: Tonalidades e representações”
com Rosane Borges, Salloma Salomão, e trechos do espetáculo “Stelas Pretas – Claridade e Luz” com Mawusi Tulani, Nilcéia Vicente e Lincoln Antônio
O Teatro Negro tem provocado uma mudança de paradigma com relação às questões de representação e representatividade nas artes. Partindo de exemplos da experiência recente de atritos e diálogos entre artistas, público e instituições acerca deste tema, os convidados irão conversar com o público sobre racialidade no teatro, discutindo pontos de vista relacionados a colorismo, black face, representatividade racial e o impacto dessa discussão no meio cultural.
Terças Crespas
Realização: Os Crespos, Centro Cultural São Paulo e Secretaria Municipal de Cultura do Estado de São Paulo0
Curadoria – Lucelia Sergio
Apresentação – Lucelia Sergio e Rafael Ferro
Produção – Rafael Ferro e Ramon Zago
Coordenação Técnica – Ramon Zago
Designer – Rodrigo Kenan
Ouça Lucelia Sergio no Podcast do Arcanjo!
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.