Deh Muss e Mãeana exalam força ancestral feminina em Artemis, single do disco Antes de Eva
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Nome imprescindível da nova cena musical de Belo Horizonte, a cantora e compositora Deh Muss escolheu a primavera para lançar o delicado single Artemis, que ganhou clipe com participação mais que especial de Mãeana e que exalta a força do sagrado feminino ancestral. A parceria é repleta de amor e delicadeza, que são perceptíveis ao escutar a canção.
“Esse single faz parte do disco de 7 faixas entitulado Antes de Eva, por se tratar de canções sobre 7 deidades femininas pré-cristãs”, adianta Deh em conversa exclusiva com o Blog do Arcanjo. Com lançamento pelo selo Pitaya Lab, o disco será lançado inteiro em fevereiro de 2022 e ainda conta com participações de outras artitas, como Bia Nogueira e Luiza Brina.
Veja o clipe Artemis:
Força sagrada do feminino
Deh Muss conta que “a ideia das canções que formam o álbum é passar a simbologia por trás de cada mito”. Deste modo, em Antes de eva, “há entidade feminina afro-brasileira, indígena, mesopotâmica, japonesa, chinesa…uma miscelânea feminina e cultural”.
O álbum foi desenvolvido ao longo dos últimos seis anos. “Essas canções existem de 2015, mas Artemis nasceu numa madrugada de julho em 2016 após eu estar catarseada com a primeira semana de shows do festival que idealizei, o Sonora Festival Internacional de Compositoras”.
Com participantes de 74 cidades de 16 diferentes países, o Sonora Festival Internacional é o maior maior festival de compositoras do mundo, criado por mulheres mineiras justamente para dar voz e lugar às mulheres na música.
“Aí eu tirei uma carta aleatória do Oráculo das Deusas, a que viesse eu musicaria. Veio Artemis, e botei toda a força da mulherada e da sororidade que me corria as veias naquele momento e bombeava meu coração extremamente emocionado e esperançoso nela, na canção Artemis”, revela.
Foi assim que Deh Muss criou a canção que exala “a força das matas e da união”.
Mãeana
Deh comemora o feat. de Mãeana, Ana Claudia Lomelino, artista carioca que integrou por muitos anos a banda de Gilberto Gil e que faz um trabalho autoral focado na essência do feminino e da maternidade.
“Eu já a acompanho há muito tempo, desde quando ela era do grupo Tono. Seu trabalho como Mãeana muito me toca e vai num caminho ideológico que me afino demais, que junta maternidade, o feminismo e o místico/onírico”, pontua.
Ela conta que a participação surgiu de forma espontânea. “Já estava com o disco todo gravado, mixado e masterizado, quando me veio uma intuição de chamá-la. A gente já tinha trocado algumas mensagens pontuais e mandei o convite pra ela pelo Instagram mesmo. Ela topou e foi uma alegria e honra imensa pra mim”, celebra Deh.
“Mãeana é muito sensível e conseguiu captar o simbolismo que eu trazia por trás da Deusa grega. Não é uma ode literal a esta deidade, é o que ela sucinta com seu mito. Ela me contou que sentiu que para cantar Artemis ela deveria estar forte. E cantou se fortalecendo em Artemis. Achei muito lindo ela conseguir cantar essa música como uma forma de cura”, conclui.
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.