Morre Marcio Machado, ícone do teatro em Minas Gerais
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Morreu Marcio Machado, diretor e produtor de teatro em Belo Horizonte, no último sábado, 1º de janeiro, vítima de complicações do Mal de Markinson. Bastante respeitado no teatro mineiro, ele produziu e dirigiu mais de 40 espetáculos e foi nome crucial para a valorização da comédia no estado e formação de novas plateias para as artes cênicas.
O Blog do Arcanjo lembra que o aguerrido profissional também produziu desfiles, concursos e feiras de moda, além de ter sido diretor artístico do Palácio das Artes entre 1979 e 1982, período áureo da instituição cultural mineira.
Bem relacionado na elite belo-horizontina, foi responsável pelo Showçaite, que reuniu a nata da sociedade por 15 anos em parceria com o colunista Eduardo Couri.
Entre seus espetáculos mais marcantes estão Velório à Brasileira e Maria Buçu, que participou em 1981 do Festival Internacional de Teatro de Sibenik, na Croácia. Formado em Biblioteconomia pela UFMG, o artista escolheu o teatro como profissão, como definiu em 2014 ao receber a premiação do Sated-MG por sua trajetória de sucesso nos palcos.
“Escolhi em seguir a profissão de artista. Ser artista, o que tornou-se uma paixão que me trouxe momentos de belezas, alegrias, decepções e também de boas surpresas… Valeu a pena esses anos todos ver e fazer arte, quero dizer… ainda vale!”.
MÁRCIO MACHADO
diretor e produtor teatral
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.