Cine Satyros Bijou é reaberto com Patricia Pillar e audiovisual em festa na Praça Roosevelt
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Um clima de resistência cultural e festa do audiovisual se fez na noite de aniversário de São Paulo, nesta terça, 25 de janeiro, na Praça Roosevelt. Mais especificamente no número 172, onde fica o histórico Cine Bijou, que ficou fechado por 26 anos.
A cidade ganhou de presente a reabertura do icônico espaço histórico capitaneada por Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, fundadores da Cia. de Teatro Os Satyros e agora administradores do Cine Satyros Bijou, cuja sala foi batizada com o nome da atriz Patricia Pillar, presente na cerimônia.
A fila se estendeu pela Praça Roosevelt, com centenas de cinéfilos e curiosos por ver de perto a reabertura do legendário cinema paulistano, palco de resistência à ditadura militar e onde gerações viram filmes que entraram para a história.
Emocionada em dar nome à sala, Patricia ressaltou a garra dos artistas do Satyros em reabrir o espaço, com financiamento coletivo e ajuda de amigos. Ao pisar no palco, ela fez questão de tirar os sapatos de salto alto vermelhos, “para combinar com as poltronas de couro dos anos 1960”. E disse ficar descalça em respeito “a este espaço sagrado das artes, que também abrigará peças de teatro”.
Cabral e Vázquez afirmaram que a sala será um lugar de resistência do audiovisual brasileiro que não consegue exibição nas grandes salas, com espaço livre para curtas, médias e longas metragens nacionais, além de mostras, debates, festivais e ações educativas.
Também estiveram presentes na cerimônia personalidades como José Roberto Sadek, Hubert Alquéres, Guilherme Marback, Celso Gianazzi, Carlos Gianazzi, Nicole Puzzi, Carlinhos de Jesus, Andradina Azevedo e Dida Andrade, entre outros.
O filme da noite foi Zuzu Angel, protagonizado por Patricia Pillar e sob direção de Sérgio Rezende, sobre a consagrada estilista que enfrentou a ditadura militar após a morte do filho guerrilheiro.
A programação nestes primeiros dias será gratuita. Confira os dias e horários abaixo.
Programação gratuita de reabertura do Cine Satyros Bijou – Sala Patricia Pillar
Fotos da reabertura do Cine Satyros Bijou Sala Patricia Pillar
O Blog do Arcanjo mostra imagens da noite no olhar do fotógrafo Andre Stefano.
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.