Realizada de forma digital, chegou ao fim neste sábado, 29 de janeiro, a 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes, evento que abre o calendário cinematográfico nacional. O filme mineiro Sessão Bruta, de direção coletiva assinada por As Talavistas e ela.ltda, foi o título vencedor de melhor longa-metragem da Mostra Aurora.
No Dia da Visibilidade Trans, a decisão do júri optou por um filme que percorre “identidades, empoderamentos e reconhecimentos tanto estética quanto pessoalmente”, segundo informou o evento ao Blog do Arcanjo.
Sessão Bruta é um filme com uma inventividade cosmopoética múltipla e transformadora, na qual a brutalidade de um mundo fundado na violência contra vidas trans e negras é perturbada por práticas de fuga, aquilombamento e refúgio
25ª Mostra de Cinema de Tiradentes
O Troféu Carlos Reichenbach, dado pelo Júri Jovem ao melhor longa da Mostra Olhos Livres, foi para Os Primeiros Soldados, filme do Espírito Santo dirigido por Rodrigo de Oliveira. Na justificativa, o Júri Jovem, formado por estudantes, defendeu o trabalho do filme de “convocar as potencialidades da arte frente aos apagamentos da memória e apresentar uma maturidade fílmica na construção da linguagem”.
O Prêmio Helena Ignez 2022, oferecido pelo Júri Oficial a um destaque feminino em qualquer função nos filmes das Mostras Aurora e Foco, foi dado a Juliana Soares, produtora executiva e coprodutora do filme Seguindo Todos os Protocolos (PE). Em sua justificativa, o Júri reconhece a produtora por “viabilizar e apoiar a criação de filmes disruptivos em um momento de crise política e econômica do audiovisual brasileiro, expressando a vitalidade do cinema diante dos efeitos econômicos e sociais derivados da pandemia da Covid-19 e a efetividade de mecanismos como a Lei Aldir Blanc de forma criativa e inventiva”.
Na Mostra Foco, o Júri Oficial escolheu o curta-metragem Uma Paciência Selvagem nos Trouxe até Aqui (RJ), de Érica Sarmet. Para os jurados, a “bravura política e estética com que produz um sentido de comunidade e mesmo de futuridade na imaginação da vida em conjunto, materializando o desejo sapatão no sexo e na construção de uma coletividade”, foram alguns dos motivos de premiação ao curta, assim como “o modo como constrói uma narrativa afetiva pautada pelo desejo e pelo encontro de gerações lésbicas, projetando um entrelaçamento de temporalidades nas fricções desse encontro”.
O curta Uma Paciência Selvagem nos Trouxe até Aqui também ganhou o Prêmio Canal Brasil de Curtas, que oferece R$ 15 mil a um curta também da Mostra Foco em júri formado pelo próprio canal.
Novidade da Mostra de Tiradentes em 2022, a Conexão Brasil CineMundi contou com a categoria Work In Progress (WIP), a partir de projetos enviados previamente e analisados por um júri especial. O Troféu Horizonte da categoria foi para A Transformação de Canuto (PE), de Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho.
Por sua vez, o Prêmio WIP Meeting selecionou o projeto O Rancho (SP), com direção de Guilherme Martins e produção de Bruna Epiphanio. Oferecido pelo Festival de Málaga na Conexão Brasil CineMundi, a categoria WIP Exibição foi para Nada (DF), de Adriano e Fernando Jayme Guimarães. E o Prêmio Vitrine Filmes, que garante distribuição do longa vencedor, foi para Mugunzá (BA), de Ary Rosa e Glenda Nicácio.
Filmes vencedores
25ª Mostra de Cinema de Tiradentes
– Melhor curta-metragem pelo Júri Oficial, Mostra Foco: “Uma Paciência Selvagem me Trouxe até Aqui”(RJ), direção de Érica Sarmet.
Troféu Barroco.
Do CTAV: Master DCP para curta até 20 minutos
Da Naymovie: Prêmio Edina Fujii – R$ 5.000,00 (cinco mil reais), equivalente a locação de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria da empresa NAYMOVIE para serem utilizados em uma única produção
Da Mistika: R$ 6.000,00 (seis mil reais) em serviços de finalização.
Da DOT Cine: 2 (duas) diárias de correção de cor.
– Prêmio Canal Brasil de Curtas: “Uma Paciência Selvagem me Trouxe até Aqui”(RJ), direção de Érica Sarmet.
Prêmio de R$ 15 mil.
– Prêmio Helena Ignez para destaque feminino: Juliana Soares, produtora executiva e coprodutora do filme “Seguindo Todos os Protocolos” (PE).
– Melhor longa-metragem pelo Júri Jovem, da Mostra Olhos Livres, Prêmio Carlos Reichenbach:
“Os Primeiros Soldados” (ES), de Rodrigo de Oliveira.
Troféu Barroco;
Da Naymovie: Prêmio Edina Fujii – R$ 15.000,00 (quinze mil reais), equivalente a locação de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria da empresa NAYMOVIE para serem utilizados em uma única produção.
Da Cinecolor: 5 diárias de correção de cor.
Da Mistika: R$ 20.000,00 (vinte mil reais) em serviços de finalização.
Da DOT Cine: master DCP para longa de até 120 minutos.
– Melhor longa-metragem da Mostra Aurora, pelo Júri Oficial: “Sessão Bruta” (MG), de As Talavistas e ela.LTDA.
Troféu Barroco.
Da The End: R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) em serviços de pós-produção (laboratório digital, sync, dailies, conform, correção de cor, animação, composição, 3D e masterização).
Da Naymovie: Prêmio Edina Fujii – R$ 15.000,00 (quinze mil reais), equivalente a locação de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria da empresa NAYMOVIE para serem utilizados em uma única produção.
Da Cinecolor: 5 (cinco) diárias de correção de cor.
Da DOT Cine: master DCP para longa até 120 minutos.
Jurados 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes
JÚRI OFICIAL
Alessandra Soares Brandão, professora e coordenadora do Curso de Cinema da UFSC; Ivana Bentes, crítica, pesquisadora e professora na UFRJ; Marcelo Ribeiro, crítico, programador, curador e professor na Faculdade de Comunicação da UFBA; Ricardo Aleixo, artista, pesquisador intermídia, ensaísta e editor; e Yuri Firmeza, artista e professor da Universidade Federal do Ceará.
JÚRI JOVEM
Adler Correa, 24 anos, estudante do 5o período de Cinema e Audiovisual da UFPel; Maria Sucar, 21, do 2o período de Artes Visuais da UFRN; Nayla Guerra, 23, do 8o período de Audiovisual da USP; Nina Camurça, 20, do 3o período de Rádio, TV e Internet da UFJF; e Renan Eduardo, 21, do 8o período de Cinema e Audiovisual da PUC Minas.
JÚRI PRÊMIO CANAL BRASIL DE CURTAS
Julia Lee Aguiar, jornalista independente, fotógrafa, produtora audiovisual, poeta e colunista em Goiânia; Miguel Arcanjo Prado, jornalista, crítico, mestre em Artes pela UNESP, diretor do Blog do Arcanjo e do Prêmio Arcanjo de Cultura e crítico da APCA, além de coordenador na SP Escola de Teatro em São Paulo; Paulo Henrique Silva, repórter especial e editor de Cultura do jornal Hoje em Dia em Belo Horizonte.
Números
Celebrando suas Bodas de Prata, a Mostra de Cinema de Tiradentes, maior evento do cinema brasileiro em formação, reflexão, exibição e difusão, em sua 25a edição, de 21 a 29 de janeiro, inaugurou o calendário audiovisual brasileiro com 169 filmes (64 longas, 3 médias e 102 curtas-metragens), de 20 estados e do Distrito Federal.
Em nove dias de programação online, o evento teve mais de 350 mil acessos na plataforma oficial www.mostratiradentes.com.br, vindos de 83 países. A divulgação da Mostra registrou alcance de mais de 4 milhões nas redes sociais.
O evento realizou também o 25o Seminário do Cinema Brasileiro que promoveu 38 debates, a série Encontro com os Filmes e rodas de conversa, com a participação de 119 convidados, entre profissionais do audiovisual, críticos e pesquisadores. Os debates e bate-papos estão disponíveis no Canal do Youtube da Universo Produção.
A 25a Mostra Tiradentes promoveu ainda o Programa de Formação Audiovisual que contou com 10 oficinas e certificou 260 alunos. Em diálogo com as outras artes, a programação do evento realizou ainda performance audiovisual, lançamento de livros, exposição fotográfica virtual e show musical.
“A Mostra de Cinema de Tiradentes nasceu há 25 anos do desejo de fazer um festival diferente de tudo que existia. E tornou-se um empreendimento do mundo, com a força e a cara do Brasil. Aqui tem todas as cores, vozes, corpos, sotaques, processos de criação, inovação, linguagens, estéticas e tudo que acontece no cinema brasileiro agora.
RAQUEL HALLAK
CEO da Universo Produção
coordenadora geral da Mostra de Cinema de Tiradentes
O evento atendeu a solicitação de credenciamento de 60 veículos de imprensa, representados por 95 profissionais de comunicação que fizeram a cobertura jornalística diária da 25a Mostra Tiradentes. Além disto, a equipe comunicação da Mostra alimentou a plataforma oficial do evento – www.mostratiradentes.com.br e as redes sociais com conteúdos diários – notícias e registros de vídeos e fotografias – que disponíveis para consulta e acompanhamento de tudo que aconteceu no evento.
SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES
Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país, chega a sua 25a edição de 21 a 29 de janeiro de 2022, em formato online. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira – em pré-estreias mundiais e nacionais -; uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil. O evento exibe mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série “Encontro com os filmes”, oficinas, “Mostrinha de Cinema” e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Mais informações www.mostratiradentes.com.br.
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Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
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